Picape autônoma possui modo 'Guardião' para transportar crianças

A Rivian, startup de veículos elétricos, continua com investimentos milionários e pedidos em larga escala. Isso antes mesmo de a empresa divulgar completamente seus planos para veículos autônomos. Agora, um pedido de patente de junho descoberto pelo site Teslarati, revela que os veículos Rivian podem ter um modo "Guardião", que transporta passageiros, incluindo "crianças, idosos ou pesosas com deficiência mental", enquanto monitora e até impede certas atividades.

A patente tem o nome "Sistema e métodos para operar um veículo autônomo no modo de guardião". Usando o recurso "Guardião", um usuário solicitaria um destino ao veículo. Por sua vez, a picape perguntaria se o usuário deseja o "modo de condução regular" ou o "modo de condução de guardião". 

Reprodução

A rota seria selecionada com base no modo de operação, potencialmente escolhendo um caminho para casos de uso especial, como buscar as crianças na escola, por exemplo. Conforme consta na patente, um criança seria impedida de usar alguns recursos do carro, como tirar o cinto de segurança ou abrir as janelas:

"O veículo autônomo, para aumentar a segurança, pode desativar a capacidade do usuário tirar o cinto de segurança, abrir janelas e portas ou alterar o destino do veículo. Em outros exemplos, para evitar gastos não autorizados, o veículo pode desativar a capacidade do usuário de selecionar músicas, fazer compras online ou acessar a internet", diz a patente.

Reprodução

Enquanto estiver no modo "Guardião", o veículo poderá ser "protegido por áreas geográficas" para viajar apenas em determinadas zonas. Haveria algum nível de comunicação entre o passageiro e o responsável pelo controle do veículo: "Um pai e uma mãe podem receber uma solicitação por meio de uma mensagem SMS ou notificação no celular. Em alguns modos, os pais recebem uma mensagem como: Seu filho está tentando abrir uma janela, deseja autorizar esta solicitação?".

O veículo também pode exibir um vídeo ou áudio monitorando a criança: "Se o veículo estiver parado por mais tempo do que o limite, o circuito de processamento poderá enviar uma mensagem SMS para os pais: 'Aviso, o veículo do seu filho não está em movimento'. Em alguns modos, o circuito de processamento também pode fornecer um feed de vídeo. Em outras modalidades, o circuito de processamento fornece uma notificação apropriada aos socorristas ou a qualquer outro destinatário."

Os executivos da Rivian descreveram anteriormente seu "combo" de tecnologia autônoma como um conjunto de câmeras, radar, sensores ultrassônicos, tecnologia GPS de alta precisão e dois sensores. Também haverá uma câmera de monitoramento de motorista.

 

Via: Electrek

 

 

 

 




Fonte: https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/picape-autonoma-possui-modo-guardiao-para-transportar-criancas/94743
Picape autônoma possui modo 'Guardião' para transportar crianças Picape autônoma possui modo 'Guardião' para transportar crianças Reviewed by MeuSPY on dezembro 24, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.