Ubuntu 21.04 é lançado com Linux 5.11 e tema escuro aprimorado

É “lei”: todo mês de abril traz uma versão nova do Ubuntu. Seguindo a tradição, a Canonical fez, nesta quinta-feira (22), o anúncio oficial do Ubuntu 21.04, codinome Hirsute Hippo. A novidade não tem nenhuma grande surpresa, mas reúne um conjunto de pequenas melhorias que a tornam relevantes para os fãs da distribuição.

  • Equipe do Linux bane universidade por enviar código malicioso de propósito
  • Windows 10 agora roda programas de Linux com interface gráfica
Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo (imagem: divulgação/Canonical)

Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo (imagem: divulgação/Canonical)

Para começar, o Ubuntu 21.04 ativa uma configuração padrão que torna o diretório Home de cada usuário acessível somente a ele. Pode parecer uma medida trivial, mas, até as versões anteriores, a distribuição adotava uma configuração que permitia a qualquer conta do sistema acessar pastas criadas para outros usuários.

A nova versão também traz algumas mudanças na interface. Uma delas é um novo tema escuro que inclui ajustes de acessibilidade e navegação. O tema é ativado por padrão em widgets e menus da área de trabalho — esta aliás, agora permite arrastar e soltar qualquer pasta ou arquivo a partir do gerenciador Files (em vez de criar um atalho, essa ação agora move o arquivo ou pasta).

Um novo e mais moderno conjunto de ícones para arquivos também está presente, bem como um pacote de papéis de parede com imagens de hipopótamos (uma óbvia alusão ao codinome do Ubuntu 21.04).

Depois de alguns anos de ajustes, o Wayland passa a ser o servidor gráfico padrão da distribuição. A nova versão também habilita o PipeWire para melhorar o suporte a streaming — agora é mais fácil compartilhar tela no Discord ou Firefox, por exemplo.

Ambiente do Ubuntu 21.04 (imagem: OMG! Ubuntu!)

Ambiente do Ubuntu 21.04 (imagem: OMG! Ubuntu!)

É claro que o Ubuntu 21.04 traz novas versões de uma série de aplicativos ou pacotes, como Python 3.9.4, PulseAudio 14, Rails 6 e BlueZ 5.56. As versões mais recentes de softwares como Firefox, Thunderbird e LibreOffice também marcam presença.

Mas uma ausência pode frustrar alguns usuários: o novo Ubuntu não vem com o Gnome 40. Normalmente, a distribuição é acompanhada da versão mais recente desse ambiente de desktop, mas o Gnome 40 contém mudanças de interface tão expressivas que os desenvolvedores da Canonical preferiram estudá-las por mais tempo para aplicar as adaptações com mais cuidado.

Convém destacar que o Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo é baseado no kernel Linux 5.11, que acrescenta suporte ao Wi-Fi 6E, às GPUs Nvidia RTX 3000 e aos gráficos Intel Iris Xe.

Note que essa não é uma versão LTS, por isso, o suporte é garantido somente até janeiro de 2022. O download já pode ser feito a partir do site do Ubuntu.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Ubuntu 21.04 é lançado com Linux 5.11 e tema escuro aprimorado


localizar celular perdido google


Fonte: https://tecnoblog.net/435176/canonical-lanca-ubuntu-21-04-hirsute-hippo/
Ubuntu 21.04 é lançado com Linux 5.11 e tema escuro aprimorado Ubuntu 21.04 é lançado com Linux 5.11 e tema escuro aprimorado Reviewed by MeuSPY on abril 22, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.