Snapdragon 8cx Gen 3 é o novo chip da Qualcomm para notebooks Windows

Chegará o dia em que chips de arquitetura Arm serão comuns em computadores com Windows? É difícil dizer, mas esforços em prol desse cenário não faltam. A mais recente iniciativa vem da Qualcomm: nesta quarta-feira (1º), a companhia fez o anúncio oficial do chip para notebooks Snapdragon 8cx gen 3.

  • Snapdragon 8 Gen 1 para celulares filma em 8K HDR e tem 5G ultrarrápido
  • Xiaomi 12 será um dos primeiros celulares com Snapdragon 8 Gen 1
Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Como o nome indica, essa é a terceira geração da linha. As duas primeiras, lançadas em 2018 e 2020, registraram participação quase nula no mercado. Fabricantes como Samsung, Acer e HP chegaram a lançar notebooks com os processadores Snapdragon 8cx e Snapdragon 8cx gen 2, mas nenhum desses modelos atingiu números expressivos de vendas.

Apesar disso, faz sentido a Qualcomm insistir nesse mercado. A companhia tem ampla presença em celulares e tablets, segmentos que já não dão tanta margem para crescimento. O de laptops, por outro lado, representa um potencial enorme, afinal, quem não quer um notebook com bateria de longa duração?

Mais de 25 horas de bateria

Autonomia de bateria é justamente um dos pontos fortes de laptops equipados com chips de arquitetura Arm. É por isso que, ao anunciar o Snapdragon 8cx gen 3, a Qualcomm ressaltou essa como uma de suas qualidades.

De acordo com a companhia, o novo processador pode permitir mais de 25 horas de uso do notebook com uma única recarga — e sem necessidade de ventoinha. Como ninguém passa todo esse tempo usando o equipamento de modo direto (pelo menos não deveria passar), essa mesma recarga deve garantir energia para vários dias de utilização.

Quantos dias? É difícil dar um número porque esse fator depende da quantidade de horas de uso e da carga de trabalho. Mas o recado da Qualcomm é este: o Snapdragon 8cx gen 3 permite que o notebook tenha até duas vezes mais autonomia do que um computador equivalente com processador x86.

Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Snapdragon 8cx gen 3 tem 85% mais desempenho

Limitações de desempenho no Windows estão entre os fatores que fizeram as gerações anteriores do chip serem vistas com desconfiança. Mas o Snapdragon 8cx gen 3 promete atacar esse problema com valentia: de acordo com a Qualcomm, o chip tem até 85% mais desempenho do que o seu antecessor em tarefas multithread; em thread único, esse ganho é de 40%.

Para tanto, o chip conta com oito núcleos, entre unidades de alto desempenho e de eficiência energética.

Tem mais. O modelo é baseado em tecnologia de 5 nanômetros, o que levou a Qualcomm a destacar que esse é o primeiro processador dentro desse patamar a funcionar com o Windows.

Também há ganhos no quesito gráficos: o Snapdragon 8cx gen 3 conta com uma GPU Adreno que, na comparação com a geração anterior, é até 60% mais rápida. Graças a isso, computadores baseados no novo chip podem rodar determinados jogos em full HD e até 120 fps, afirma a Qualcomm.

Reforçam o aspecto do desempenho os atributos de inteligência artificial (IA) do chip. Com eles, o Snapdragon 8cx gen 3 pode alcançar 29 trilhões de operações por segundo (TOPS, na sigla em inglês). Em tese, esse poderio torna o chip mais rápido na detecções de ameaças ou em reconhecimento facial, por exemplo.

Notebook com o Snapdragon 8cx Gen 3 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Notebook com o Snapdragon 8cx Gen 3 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Modem 5G, Wi-Fi 6 e mais

Como não poderia deixar de ser, o novo chip também conta com recursos de conectividade. O destaque vai para o modem 5G, ou melhor, para os modems 5G: o chip pode ser combinado com o Snapdragon X55, o Snapdragon X65 ou o Snapdragon X65. Este último é o modem mais avançado do trio e pode alcançar taxas de até 10 Gb/s (gigabits por segundo) no download.

O Snapdragon 8cx gen 3 traz ainda suporte a Wi-Fi 6/6E em modo MIMO 2×2 e a Bluetooth 5.1.

Talvez por experiência própria, você deve saber que videoconferências estão e vão continuar em alta, razão pela qual a Qualcomm equipou o novo produto com um processador de sinal de imagem (ISP, na sigla em inglês) que suporta capturas de vídeo em até 4K e 30 fps.

Vale destacar ainda que a novidade é compatível com memórias RAM do tipo LPDDR4x de até 4.266 MHz e traz suporte ao padrão de armazenamento UFS 3.1.

Se todos esses recursos serão suficientes para o Snapdragon 8cx gen 3 vingar no mercado ainda não sabemos. De todo modo, a expectativa é a de que os primeiros notebooks equipados com o novo chip sejam anunciados até o começo de 2022.

Snapdragon 8cx Gen 3 é o novo chip da Qualcomm para notebooks Windows


como rastrear o celular pelo número


Fonte: https://tecnoblog.net/537475/snapdragon-8cx-gen-3-e-o-novo-chip-da-qualcomm-para-notebooks-windows/
Snapdragon 8cx Gen 3 é o novo chip da Qualcomm para notebooks Windows Snapdragon 8cx Gen 3 é o novo chip da Qualcomm para notebooks Windows Reviewed by MeuSPY on dezembro 01, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.