Nova base brasileira na Antártica permite realização de pesquisas e é sustentável

Será inaugurada amanhã (14) a Estação Antártica Comandante Ferraz, nova base de pesquisa brasileira na Antártica. A construção é considerada parte do território nacional e substitui a instalação perdida por um incêndio em 2012.

A estação está adaptada para receber pesquisadores das áreas de oceanografia, glaciologia e moteorologia. No total, são 18 pesquisas em andamento que envolvem mudanças climáticas, monitoramento da camada de ozônio e produção de medicamentos. 

Cientistas da Fiocruz terão um laboratório exclusivo de microbiologia para pesquisar fungos que só existem na região. A Agência Internacional de Energia Atômica também participará de pesquisas por lá.

Reprodução

Os dois edifícios são baixos e abrigam laboratórios, suporte operacional e alojamentos. Ao todo, são 4.500 m² que acomodarão até 64 pessoas. "A construção foi desenhada para resistir a ventos de até 200 km/h e suportar temperaturas negativas entre -20 e -30 graus, comuns no continente antártico", explica o arquiteto Emerson Vidigal, um dos autores do projeto. 

A maior preocupação dos arquitetos foi a segurança, por isso, entre todas as unidades da base foram instaladas portas corta-fogo e colocados sensores de fumaça e alarmes de incêndio. 

Questões de sustentabilidade e autossuficiência do edifício também foram levadas em conta. "Consideramos a eficiência energética da edificação em níveis adequados para garantir o conforto dos usuários em um local bastante inóspito. Assim, apostamos na produção da sua própria energia, tratamento da água de consumo e também do esgoto. Todo o lixo produzido no local é separado e embalado para retornar ao Brasil", explica Emerson.

A nova base vai facilitar todos os processos de pesquisa, é o que explica o secretário da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, Almirante Guida. "A construção antiga funcionava como um alojamento para os cientistas. A nova traz a possibilidade de realizar os projetos e trazer os resultados finalizados", explica.

A unidade foi pré-fabricada na China antes de ser finalmente montada na Antártica. O governo federal investiu cerca de R$ 400 milhões na sua contrução, que recebeu os equipamentos mais modernos possíveis.

 

Via: Gizmodo




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/nova-base-brasileira-na-antartica-permite-realizacao-de-pesquisas-e-e-sustentavel/95288
Nova base brasileira na Antártica permite realização de pesquisas e é sustentável Nova base brasileira na Antártica permite realização de pesquisas e é sustentável Reviewed by MeuSPY on janeiro 13, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.