Europa quer garantir direito ao reparo a celulares e notebooks

Não são raros os casos de usuários que enfrentam problemas para encontrar peças e acessórios para consertar smartphones, notebooks e tablets. Pensando em acabar com esta situação, e com a obsolescência prematura, a União Europeia pretende expandir o seu direito ao reparo para esses equipamentos. No ano passado, a comissão do continente aprovou a regra para geladeiras, máquinas de lavar roupa, lava-louças, televisões e fontes de alimentação.

A regra determina que, a partir de abril de 2021, as fabricantes garantam peças de reposição por pelo menos 10 anos e que elas possam ser trocas sem dano ao produto. Além de proteger o consumidor, a medida pretende fazer com que os equipamentos durem mais, aumentando a sustentabilidade. O plano para smartphones e notebooks ainda pretende tornar os equipamentos reutilizáveis, atualizáveis e construídos com materiais reciclados.

Reprodução

“Hoje, nossa economia ainda é quase sempre linear, com apenas 12% dos materiais e recursos secundários sendo trazidos de volta à economia. Com o plano de hoje, lançamos ações para transformar a maneira como os produtos são feitos e capacitar os consumidores a fazer escolhas sustentáveis em benefício próprio e do meio ambiente”, destacou o vice-presidente da Frans Timmermans.

Esta é apenas uma das ações da União Europeia para reduzir o lixo eletrônico e aumentar a sustentabilidade. A comissão também quer facilitar a troca de baterias de celulares, pedindo a volta das baterias removíveis. O projeto ainda está em fase inicial de discussão e vai precisar ser aprovado por todos os países que formam o bloco continental.

Via: Techcrunch




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/europa-quer-garantir-direito-ao-reparo-a-celulares-e-notebooks/97938
Europa quer garantir direito ao reparo a celulares e notebooks Europa quer garantir direito ao reparo a celulares e notebooks Reviewed by MeuSPY on março 12, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.