Istio 1.5 apresenta arquitetura mais simples, melhorando a experiência operacional

istio-1-5-apresenta-arquitetura-mais-simples-melhorando-a-experiencia-operacional

Uma coisa que ouvimos dos administradores e operadores da malha de serviço que usam o Istio é que sua complexidade dificulta a adoção e a integração com o stack atual. Eu estou envolvido com o desenvolvimento do Istio desde o Istio 0.6 e vi que ele se tornou cada vez mais complexo ao longo do tempo.

Esta versão possui muitas características novas, mas esses recursos são simplificados por uma grande melhoria. A melhoria que mais me empolga está na arquitetura do Istio que consolida o painel de controle em um único binário chamado istiod. Essencialmente, o istiod simplifica dramaticamente a arquitetura do Istio, que acreditamos que melhorará a viabilidade de fazer melhorias no projeto.

Este artigo foi escrito por Steven Dake da IBM. Leia o blog de lançamento oficial da comunidade Istio para obter mais informações.

Por que o Istio começou com uma arquitetura de micro serviço

Inicialmente, o Istio usou uma arquitetura de micro serviço para dar suporte a forma em que nossas equipes no Istio estavam trabalhando. Na época, entregávamos atualizações e lançamentos de serviços em diferentes agendas, estávamos usando contratos de API entre nossas equipes e precisávamos de escalamento horizontal independente.

À medida que a equipe e a tecnologia do Istio amadureciam, as vantagens de uma arquitetura de micro serviço diminuíam. Quando concluímos o desenvolvimento do Istio 1.4, o grupo de trabalho de Ambientes de Istio recebeu uma proposta para unificar os componentes existentes num monolito. O grupo de trabalho de Ambientes liderou os debates técnicos e nasceu o conceito de istiod! Durante a reunião do Comitê de Supervisão Técnica do Istio que se seguiu, o grupo de trabalho de Ambientes propôs o uso do binário istiod.

O que exatamente é Istiod?

Simplificando, istiod é a reversão do modelo de arquitetura de micro serviço. Para entender como o binário istiod melhora o Istio, vejamos sua estrutura atual.

O plano de controle 1.4 do Istio consiste em cinco serviços e plugins para extensibilidade:

  • Carregamento do proxy do paralelo. Fornecido pelo serviço sidecar-injector (não na foto).
  • Extensibilidade. Fornecida pelos serviços de Mixer (istio-telemetry e istio-policy services).
  • Plug-ins de extensibilidade. Fornecido pelos plugins do Mixer Adapter.
  • Geração e serviço da configuração do proxy paralelo. Fornecido pelo serviço Pilot.
  • Segurança. Fornecido pelo serviço Citadel.
  • Validação. Fornecido pelo serviço Galley.

O Istio 1.5 reorganiza o plano de controle em um serviço e reimplementa a extensibilidade:

  • Istiod. FFornece carregamento lateral de proxy, cálculo de malha, segurança e validação
  • Plano de dados. Os plugins do Mixer Adapter são reimplementados dentro da malha como plugins Envoy.

Por que Istiod?

Então, por que escolhemos adotar o binário istiod? Um dos principais motivos foi que, à medida que o desenvolvimento do Istio amadureceu, começamos a trabalhar como uma única equipe, com uma única entrega, e não cumprimos mais os critérios para a necessidade de uma arquitetura de micro serviços. Outros motivos específicos incluem:

  • Operação mais fácil do plano de controle. A arquitetura simplificada facilita para os administradores e operadores da malha controlar e monitorar o plano de controle do Istio. Monitorar um serviço de istiod é muito mais fácil do que seis ou sete serviços no Istio 1.4.
  • Melhorar o desempenho.Em outras versões do Istio, no plano de controle havia uma grande quantidade componentes de comunicação sobre o networking no plano de controle, o que estava causando problemas de desempenho. istiod reduz o número de componentes, por isso esperamos que isso afete positivamente o desempenho.
  • Menor presença de API interna. Grande parte de nossa implementação anterior de micro serviços contém código redundante. O Istio é aprimorado removendo esse código redundante usado por cada micro serviço normalmente para configuração.

Outras melhorias no Istio 1.5

O Istio 1.5 apresenta um novo modelo para estender o Istio através do runtime do WebAssembly (Wasm) no Envoy, que permite implementar extensões em vários idiomas. Esses módulos Wasm podem ser carregados dinamicamente enquanto o proxy continua atendendo o tráfego. Eles também são ótimos para reutilização, pense neles como imagens do docker para o proxy Envoy para estender facilmente a plataforma de maneiras que o Mixer simplesmente não poderia. Consulte o blog da Solo.io para saber mais sobre a extensão WebAssembly.

Outros aprimoramentos importantes incluem:

  • Versão beta da CLI do Istio usando istioctl;
  • Dezenas de melhorias no istioctl, incluindo melhores regras de validação e integração mais fácil com os sistemas de CI;
  • Experiência de segurança aprimorada, consolidando em um único CRD (beta), adicionando novas políticas e autorizações de segurança e muito mais;
  • Melhores recursos de observabilidade, incluindo o padrão de Telemetry v2.

A força de Istio é a comunidade

A arquitetura aberta e o ecossistema do Istio se combinam para tornar a tecnologia eficaz. Não há nenhum vendor lock-in que limite os tipos de serviços que você pode usar com ele. Além disso, o Istio pode ser executado em qualquer modelo de nuvem – nuvem pública, nuvem privada, local ou nuvem híbrida.

Nossa comunidade forte e vibrante torna o Istio especial. O Istio foi fundado pela IBM, Google e Lyft em 2017. O projeto Istio se beneficia de uma comunidade ativa e diversificada composta por mais de 800 desenvolvedores de mais de 459 organizações. O Istio e o ecossistema do Istio têm inúmeros colaboradores adicionais trabalhando para fazer do Istio um sucesso.

Envolva-se com o Istio

A tecnologia de malha de serviço Istio é de código aberto. O Istio conta com uma comunidade ativa de colaboradores para melhorar a tecnologia.

Aqui estão algumas maneiras de você se envolver:

  • Inicie com Istio no seu cluster Kubernetes.
  • Saiba como contribuir com o Istio.
  • Entre no Slack de Istio, seguindo estas instruções.

Steven Dake é um líder de código aberto da IBM. Ele é um mantenedor do projeto Istio e serve como líder do grupo de trabalho de Ambientes.

O post Istio 1.5 apresenta arquitetura mais simples, melhorando a experiência operacional apareceu primeiro em SempreUPdate.




Fonte: https://sempreupdate.com.br/istio-1-5-apresenta-arquitetura-mais-simples-melhorando-a-experiencia-operacional/
Istio 1.5 apresenta arquitetura mais simples, melhorando a experiência operacional Istio 1.5 apresenta arquitetura mais simples, melhorando a experiência operacional Reviewed by MeuSPY on março 18, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.