Anatel ganha na Justiça e operadoras podem cortar telefone de inadimplentes

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) aceitou recurso da Anatel e deixou de proibir que operadoras de telefonia fixa e móvel cortem serviço de inadimplentes durante a pandemia de coronavírus (Covid-19). A agência informou para as empresas que a comunicação feita anteriormente já não tem mais efeito.

  • Os aplicativos grátis durante a pandemia do novo coronavírus [COVID-19]
  • Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [COVID-19]

Fachada da sede da Anatel

Uma decisão da Justiça proibia que operadoras cortassem o serviço de telefonia durante a pandemia, se baseando no decreto presidencial que considera os serviços de telecomunicações como essenciais. A íntegra do processo mencionava apenas telefonia fixa (STFC) e móvel (SMP), deixando de fora a banda larga fixa (SCM).

A Anatel havia se posicionado contra essa decisão, apontando que a agência é incapaz de suspender ou não os serviços de telefonia, uma vez que essa atribuição é das próprias operadoras.

No processo, o presidente do TRF-3 diz que "a pandemia não pode ser utilizada como justificava genérica para o inadimplemento de obrigações jurídicas em larga escala, sob pena de gerar descontrole das atividades econômicas em geral".

Além disso, ele afirma que "as relações e situações jurídicas hão de ser descumpridas, comprometendo gravemente a segurança jurídica que se busca em momentos de crise e, consequentemente, a ordem pública".

Essa decisão não se aplica mais à Anatel, mas continua valendo para outras agências reguladoras: a Justiça determinou a não-interrupção para a Aneel (setor elétrico), ANP (setor de gás) e para a ARSESP, que controla o fornecimento de água no estado de São Paulo.

Claro, Oi, TIM e Vivo flexibilizam suspensão

Por conta da pandemia, as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo flexibilizaram a suspensão do serviço para quem tem dívida. As medidas incluem um prazo maior no religue imediato, no qual o cliente promete o pagamento para os próximos 15 dias e tem o serviço restabelecido.

  • TIM e Claro negociam dívida e religam serviço de clientes
  • Vivo libera serviço para inadimplentes e parcela faturas
  • Oi prorroga vencimento de contas e desbloqueia inadimplentes

Além disso, clientes endividados poderão efetuar o parcelamento: dependendo da empresa, não há cobrança de multa ou juros, e o pagamento poderá ser feito em até 10 vezes. A Oi, por sua vez, irá prorrogar o vencimento das faturas de seus clientes em até 15 dias.

Com informações: Anatel.

Anatel ganha na Justiça e operadoras podem cortar telefone de inadimplentes




Fonte: https://tecnoblog.net/334674/anatel-ganha-na-justica-e-operadoras-podem-cortar-telefone-de-inadimplentes/
Anatel ganha na Justiça e operadoras podem cortar telefone de inadimplentes Anatel ganha na Justiça e operadoras podem cortar telefone de inadimplentes Reviewed by MeuSPY on abril 17, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.