Brasil pode ter 225 mil casos da Covid-19 não identificados

De acordo com um relatório executado por epidemiologistas, o Brasil tem cerca de 225 mil casos da Covid-19 não identificados oficialmente. Se a estimativa estiver correta, o país possui, no total, mais de 245 mil casos da doença.

No último sábado (11), o Brasil ultrapassou o número de 20 mil casos oficiais de coronavírus. Contudo, segundo o grupo Nois, formado por especialistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade de São Paulo (USP) e de outras instituições, o número não está nem perto do real.

Para chegar à estimativa de 245 mil casos, o grupo dividiu o número de mortes pelo número de casos. Perante os dados oficiais, a taxa de letalidade em relação aos casos que já tiveram desfecho - mortes ou altas - é de 16,3%, muito alta se comparada a outros países com muitos casos documentados, nos quais a taxa média é de 1,3%.

A conclusão, então, é que a doença não é mais letal no Brasil, mas sim que o número de casos confirmados está abaixo do real, problema que faz parecer que há muitas mortes em proporção aos infectados.

"O elevado grau de subnotificação pode sugerir uma falsa ideia de controle da doença e, consequentemente, poderia levar ao declínio na implementação de ações de contenção, como o isolamento horizontal", explicou o relatório do grupo.

Essa falha que impede a visualização correta da pandemia no país se deve à carência de fitas de testagem, principalmente as de RT-PCR, que reagem com base no RNA dos pacientes e são consideradas as mais confiáveis.

"A baixa capacidade de testagem pelo RT-PCR fez com que o Ministério da Saúde recomendasse que apenas os casos graves fossem testados. Ainda assim, nem todos os casos suspeitos deste grupo estão sendo examinados", afirmaram os epidemiologistas no relatório. "Em São Paulo, onde está a maioria dos casos confirmados no país, apenas 24% do total de testes para Covid-19 foram entregues", acrescentaram.

Via: O Globo




Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/brasil-pode-ter-225-mil-casos-da-covid-19-nao-identificados/99391
Brasil pode ter 225 mil casos da Covid-19 não identificados Brasil pode ter 225 mil casos da Covid-19 não identificados Reviewed by MeuSPY on abril 13, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.