Imagens de satélite mostram como mancha de poluição em SP diminuiu na quarentena

A mancha de poluição na região metropolitana de São Paulo diminuiu na primeira semana de abril, em relação ao mesmo período no ano passado; novas imagens de satélite evidenciam isso.

Enquanto a imagem da primeira semana de abril de 2019 marca o padrão de poluição típico de um período com funcionamento normal de escolas, comércios, transporte e outras atividades urbanas, o início de abril deste ano mostra o efeito da quarentena na poluição presente na cidade.

Reprodução

Imagens de satélite mostram clara diminuição da mancha de poluição em São Paulo e também no Rio de Janeiro; a comparação é entre a primeira semana de abil de 2019 (no alto) e o mesmo período em 2020.

 

Em São Paulo, o governo estadual passou a adotar medidas para restrição da circulação a partir de 24 de março. A escala de cores no mapa aponta em vermelho a maior densidade de poluição, com índices menores em amarelo, até chegar ao índice baixo de poluição indicado nos tons de azul mais escuros.

Esse metodo de tratamento das imagens é parte de um projeto experimental do pesquisador Gennadii Donchyts, do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachussets - nos Estados Unidos, e foi adaptado para o cenário brasileiro pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Eferito Estufa (Seeg), do Observatório do Clima.

Tasso Azavedo, coordenador do Seeg, explica o impacto das medidas para restrição de circulação no índice de poluição nas cidades: "Se as emissões param por dois ou três dias, como acontece em um feriado, as partículas maiores se depositam rapidamente e o índice de poluição já melhora, mas se paramos por 10 ou 15 dias, o céu literalmente abre. Foi isso que os satélites conseguiram detectar".

A densidade dos óxidos e dióxidos de nitrogênio (NO e NO2) é primordial para esse tipo de medição por satélite. Os gases com compostos de nitrogênio geram diversos efeitos, além de contribuírem para a poluição do ar local e para doenças respiratórias, eles também ampliam o efeito estufa, causador do aquecimento global.

No caso de São Paulo, a redução na queima de combustíveis do setor de transporte, principalmente de automóveis, marca as diferenças nas manchas de poluição detectadas por satélite no último 20 de março, em comparação com o período anterior.

A menor circulação de carros e ônibus, assim como o número reduzido de pessoas se locomovendo ao local de trabalho, ajudam na diminuição dos índices de poluição nas cidades.

Azevedo aposta que 2020 pode marcar a maior redução global de emissões de gases de efeito estufa em muitos anos.

Reprodução

 

Via: Folha de São Paulo

 




Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/imagens-de-satelite-mostram-como-mancha-de-poluicao-em-sp-diminuiu-na-quarentena/99668
Imagens de satélite mostram como mancha de poluição em SP diminuiu na quarentena Imagens de satélite mostram como mancha de poluição em SP diminuiu na quarentena Reviewed by MeuSPY on abril 20, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.