Projeto Folding@Home ultrapassa capacidade dos 500 melhores supercomputadores combinados!

Projeto Folding@Home ultrapassa capacidade dos 500 melhores supercomputadores combinados!

O projeto Folding@Home alcançou outro marco, passando por um enorme desempenho de 2,4 exaflops, isso é mais do que os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo combinados e 15 vezes mais rápido que o supercomputador mais poderoso do mundo: o Summit da IBM.

Projeto Folding@Home ultrapassa capacidade dos 500 melhores supercomputadores combinados

Antes de mais nada, o Pande Lab da Stanford University administra o projeto Folding@Home há quase vinte anos. A rede de computação distribuída utiliza energia sobressalente de CPU e GPU dos voluntários, combinando os recursos de milhares de sistemas domésticos para entender melhor como as proteínas se dobram. Felizmente, as simulações podem levar a tratamentos para doenças como câncer e Parkinson.

No mês passado, o Folding@Home ganhou destaque depois de adicionar a COVID-19 à lista de doenças que está pesquisando. Em menos de uma semana, 400.000 pessoas se inscreveram para emprestar seus recursos de sistema ao projeto, dando acesso a 470 petaflops. Uma semana depois, o desempenho acumulado atingiu 1,5 exaflops, ou 1.500.000.000.000.000.000 operações de ponto flutuante por segundo.

Projeto Folding@Home ultrapassa capacidade dos 500 melhores supercomputadores combinados!
O Folding@Home ganhou destaque depois de adicionar a COVID-19 à lista de doenças que está pesquisando. Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Agora, o Folding@Home passou de incríveis 2,4 exaflops. Por exemplo, o Summit da IBM, que lidera a lista de supercomputadores mais poderosos, tem um pico de produção de 200 petaflops e um benchmark LINPACK de 148,6 petaflops.

O diretor do Folding@Home, Greg Bowman, twittou que o serviço teve que reorientar seus esforços. Isso envolveu a criação de novos projetos até a transferência de dados dos servidores para ter espaço a mais. Com cerca de 6 TB de dados chegando a cada hora, não é de surpreender que o projeto precise de mais espaço!

Dessa maneira, se você deseja fazer parte do Folding@Home, faça o download do programa.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, fique à vontade para acompanhar as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Tech Spot

O post Projeto Folding@Home ultrapassa capacidade dos 500 melhores supercomputadores combinados! apareceu primeiro em SempreUPdate.




Fonte: https://sempreupdate.com.br/projeto-foldinghome-ultrapassa-capacidade-dos-500-melhores-supercomputadores-combinados/
Projeto Folding@Home ultrapassa capacidade dos 500 melhores supercomputadores combinados! Projeto Folding@Home ultrapassa capacidade dos 500 melhores supercomputadores combinados! Reviewed by MeuSPY on abril 16, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.