Como fazer backup do Thunderbird

Como fazer backup do Thunderbird, um cliente de e-mail, notícias, bate-papo e agenda, livre e de código aberto, fácil de configurar e personalizar. Um dos princípios centrais do Thunderbird é o uso e promoção de padrões aberto, este foco é uma rejeição a este mundo de serviços e plataformas fechados que não conseguem se comunicar.

O Thunderbird quer que seus usuários tenham liberdade e escolha de como se comunicar. Muitas pessoas usam mais de uma conta de e-mail, logo, o gerenciador de e-mails Thunderbird é muito poderoso para a gerência além de fornecer outros serviços como os citados no parágrafo acima.

Se você não conhece o Thunderbird, faça o download do mesmo no link abaixo e instale em seu sistema, ele é multiplataformas podendo ser instalado no GNU/Linux, Windows e macOS.

    • Instale o Thunderbird

Na janela que se abrir, do lado direito, escolha a versão e o sistema onde será instalado o Thunderbird e siga os passos.

Se você se identifica com o Thunderbird, você pode ajudar o projeto contribuindo uma vez ou mensalmente, Clica no link abaixo e contribu-a.

    • Doar ao Thunderbird

Como fazer backup do Thunderbird

Nesse post vamos demostrar o que se propõe no sistema GNU/Linux Debian, logo, os passos servirá para a maioria das distribuições.

Nas etapas a seguir será demostrado como fazer o backup do Thunderbird ou até mesmo transportar todas as suas contas já configuradas e atualizadas para outro sistema recém-instalado.

1. Thunderbird no sistema atual

O Thunderbird armazena seus dados em um local separado longe da aplicação, chamando sua pasta de perfil.

Para fazer backup de seus dados, copie sua pasta de perfil para o local em seu computador ou disco removível. Isso fica a seu critério. Lembrando que, se o sistema onde se encontra o Thunderbird fique em outro computador, deverá ter esses dados em um disco removível ou em nuvem para ter acesso ao mesmo.

1.1. Local da pasta perfil

Com o comando ls -la vamos listar a existência desse diretório em seu diretório do usuário.

$ ls -la ~/.thunderbird/

Saída

total 32
drwx—— 6 mcnd2 mcnd2 4096 nov 24 2019 .
drwxr-xr-x 52 mcnd2 mcnd2 4096 mai 25 02:08 ..
drwx—— 3 mcnd2 mcnd2 4096 mai 9 18:35 ‘Crash Reports’
-rw-r–r– 1 mcnd2 mcnd2 45 nov 24 2019 installs.ini
drwxr-xr-x 13 mcnd2 mcnd2 4096 mai 25 02:03 n76tbk0q.default
drwx—— 2 mcnd2 mcnd2 4096 set 15 2019 ‘Pending Pings’
-rw-r–r– 1 mcnd2 mcnd2 166 nov 24 2019 profiles.ini
drwx—— 7 mcnd2 mcnd2 4096 set 15 2019 skdxa980.default

Vemos a saída dentro do diretório de perfil chamado “.thunderbird”. Lembrando que o ponto “ . “ na frente do diretório significa que ele é oculto. Certifique-se de ter o seu sistema GNU/linux configurado para mostrar arquivos ocultos.

1.2. Local onde será feito o backup

Agora vamos fazer a cópia de backup desse diretório para ser utilizado em algum momento em sistema offline ou transportá-los para outro computador. Lembrando que para isso deverá ser salvo o mesmo em um disco removível ou em nuvem.

Em nosso caso, vamos copiar para um disco removível. Dependendo de quantas contas você tem configurado e da quantidade de e-mails que tem no servidor, o tamanho desse diretório pode ser consideravelmente grande.

Vamos compactar o diretório com o comando ‘tar’, em seguida comprimi-lo com o comando ‘gzip’ com o timestamp e, por fim, copiar para o disco removível.

$ tar -cvf thunderbird.tar ~/.thunderbird/
$ gzip -9 -c thunderbird.tar > thunderbird_backup_”$(date +%Y%m%d)”.tar.gz
$ cp -vr ~/thunderbird_backup_20200525.tar.gz /media/mcnd2/PENFAT32/

Vale lembrar que deverá mudar o caminho de origem ‘/media/mcnd2/PENFAT32/’ para o seu respectivo.

2. Thunderbird no novo sistema

Depois de feito o backup e a cópia do diretório de perfil do Thunderbird e transportá-lo no disco removível, vamos nas etapas a seguir fazer restauração para o novo Thunderbird.

2.2. Restaurar o backup para o novo Thunderbird

Vamos transferir o backup do Thunderbird do disco removível para o diretório do usuário. Antes disso, abra o Thunderbird e em seguida feche a janela de configuração de conta caso ela apareça.

Feito isso, pode fechar o Thunderbird pois o mesmo cria a pasta perfil (da primeira vez que o Thunderbird é executado), deste modo, vamos restaurar o backup feito das contas e configurações já executadas no sistema de origem para o diretório do usuário desse novo sistema.

$ cp -vr /media/glauber.fonseca/PENFAT32/thunderbird_backup_20200525.tar.gz ~

2.3. Descompactar e restaurar o backup

Agora que já temos o backup no diretório do usuário, vamos descomprimi-lo e renomeá-lo para ser integrado ao perfil do usuário.

$ gunzip -vr thunderbird_backup_20200525.tar.gz ~
$ tar -xvf thunderbird_backup_20200525.tar ~

Pronto! Vimos como fazer backup do Thunderbird e restaurá-lo deixando configurado com todas as suas contas e mensagens!

Para ficar atualizado no Sempre Update siga lá no canal do Telegram ou Twitter e fique sabendo sempre de novas postagens.

Caso tenha alguma dúvida, entre em nosso grupo no Telegram e compartilhe.

O post Como fazer backup do Thunderbird apareceu primeiro em SempreUPdate.




Fonte: https://sempreupdate.com.br/como-fazer-backup-do-thunderbird/
Como fazer backup do Thunderbird Como fazer backup do Thunderbird Reviewed by MeuSPY on maio 27, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.