Cortex-A78 é o novo núcleo da ARM para CPUs de alto desempenho

Se você comprar um smartphone topo de linha em 2021, ele provavelmente estará lá: estou falando do núcleo Cortex-A78 para CPUs de alto desempenho. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (26) pela ARM e vem acompanhada da GPU Mali-G78 e da NPU Ethos-N78 (para inteligência artificial).

  • Intel anuncia chips Core i9 ao i3 de 10ª geração para desktops
  • Quick Charge 3+ promete carregar 50% da bateria em 15 minutos

ARM Cortex-A78

Naturalmente, o núcleo Cortex-A78 aparece como o sucessor do Cortex-A77, que está presente no poderoso Snapdragon 865, por exemplo (esse chip é composto por quatro núcleos Cortex-A77 e quatro Cortex-A55). É provável, portanto, que veremos o novo núcleo no Snapdragon 875 (se esse for mesmo o nome do substituto do 865).

Toda nova geração chega com promessa de mais desempenho. Aqui não é diferente: de acordo com a ARM, o núcleo Cortex-A78 consegue ser até 20% mais rápido que o Cortex-A77 no processamento.

É possível fazer o desempenho ser até 30% superior com o Cortex-X1, núcleo especial direcionado a fabricantes que buscam desenvolver chips mais "personalizados", isto é, com níveis mais profundos de configuração e escalabilidade para ganho de desempenho em projetos específicos.

A parte gráfica é garantida pela GPU Mali-G78 que, segundo a ARM, é até 25% superior no desempenho na comparação com a geração atual (Mali-G77). Até 24 núcleos Mali-G78 podem ser agrupados em um único projeto. Aqui, o consumo de energia pode ser até 30% inferior em relação à atual geração, dependendo da atividade.

Cortex-A78 - 20% mais desempenho

Para projetos focados em custo-benefício, a ARM anunciou ainda a GPU Mali-G68, que tem desempenho intermediário, digamos assim. Aqui, até seis núcleos podem ser agrupados por projeto.

Por fim, chegamos à NPU Ethos-N78 (basicamente, um núcleo para processamento neural). A ARM explica que, em relação à atual NPU Ethos-N77, a nova versão pode oferecer até 25% mais performance em tarefas de inteligência artificial, assim como proporcionar menor consumo de energia (embora em um nível não especificado).

Os fabricantes terão acesso à nova NPU em mais de 90 configurações diferentes, novamente, para que possam contar com mais flexibilidade no desenvolvimento de seus chips.

Cortex-A78 é o novo núcleo da ARM para CPUs de alto desempenho




Fonte: https://tecnoblog.net/341714/arm-anuncia-nucleo-cortex-a78-gpu-mali-g78/
Cortex-A78 é o novo núcleo da ARM para CPUs de alto desempenho Cortex-A78 é o novo núcleo da ARM para CPUs de alto desempenho Reviewed by MeuSPY on maio 26, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.