Apple vai anunciar migração dos Macs para chips ARM neste mês

A tão especulada migração dos Macs, dos atuais processadores Intel para processadores ARM desenvolvidos pela própria Apple, está bem próxima. Segundo a Bloomberg, ela será anunciada durante a WWDC, conferência anual da Apple para os desenvolvedores, no fim deste mês.

Neste ano a conferência, que tradicionalmente reúne milhares de participantes em San Francisco, será realizada online a partir do dia 22 de junho. Um anúncio da migração durante a WWDC dará aos desenvolvedores tempo para adaptar seus apps à nova arquitetura antes que as máquinas cheguem ao mercado, algo que está previsto para 2021.

O projeto para desenvolvimento dos processadores tem o codinome interno de Kalamata. Três chips estão sendo criados, segundo a Bloomberg, baseados na arquitetura do A14 que será usado na geração 2020 de iPhones. Eles serão produzidos pela taiwanesa TSMC, usando um processo de 5 nanômetros.

Os primeiros chips terão 12 núcleos: 8 de alto desempenho, codinome Firestorm, e quatro de baixo consumo, chamados Icestorm. Segundo a Bloomberg, o primeiro Mac com os novos chips será um notebook.

Em benchmarks recentes, o processador A12Z do novo iPad Pro mostrou desempenho superior a alguns chips Core i7 da Intel para portáteis. Além do ganho em desempenho, processadores baseados em arquiteturas ARM são mais eficientes no uso de energia, o que deve resultar em maior autonomia de bateria.

Vale lembrar que a Apple tem experiência na migração de suas plataformas. Em 1994 a empresa iniciou uma transição dos processadores da família Motorola 68000 (como os 68030 e 68040) para processadores PowerPC, baseados em uma arquitetura desenvolvida em conjunto entre a Apple, IBM e Motorola.

Onze anos depois, em 2005, a Apple migrou dos processadores PowerPC para os chips da Intel, fruto de um projeto conhecido internamente como “Marklar”. A transição levou um ano para atingir toda a linha de produtos, e a empresa suportou processadores PowerPC até 2007 com o lançamento do Mac OS X 10.5 “Leopard”.

Fonte: Bloomberg




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/apple-vai-anunciar-migracao-dos-macs-para-chips-arm-neste-mes/101894
Apple vai anunciar migração dos Macs para chips ARM neste mês Apple vai anunciar migração dos Macs para chips ARM neste mês Reviewed by MeuSPY on junho 09, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.