Cade suspende WhatsApp Pagamentos por risco à concorrência

O WhatsApp Pagamentos também está na mira do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica): o órgão impôs medida cautelar para suspender a parceria entre o Facebook e a Cielo citando “consideráveis riscos à concorrência”. O serviço é oferecido através da carteira digital Facebook Pay, e empresas precisam se cadastrar na Cielo para receberem dinheiro, com taxa de 3,99% por transação.

  • WhatsApp Pagamentos foi suspenso após Banco Central mudar regra
  • Como vai funcionar o PIX, novo sistema de pagamento instantâneo

WhatsApp Pagamentos

A Superintendência-Geral do Cade abriu um procedimento administrativo na terça-feira (23). Em comunicado, o órgão nota que a Cielo já tem market share alto no processamento de transações, enquanto o WhatsApp possui milhões de usuários no Brasil; essa combinação poderia “causar danos irreparáveis ou de difícil reversibilidade nos mercados afetados”.

Seria extremamente difícil para um concorrente da Cielo replicar a base de usuários do WhatsApp Pagamentos, “sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade”, diz o Cade. O receio é que a Cielo pudesse explorar esse mercado de forma isolada: “há potencialmente consideráveis riscos à concorrência que merecem ser mitigados ou evitados via intervenção deste Conselho”.

A Cielo publicou um fato relevante nesta quarta-feira (24) informando que já suspendeu suas operações do WhatsApp Pagamentos por ordem do Banco Central e do Cade.

WhatsApp Pagamentos foi suspenso pelo Banco Central

O WhatsApp Pagamentos foi suspenso pelo Banco Central para “avaliar eventuais riscos”; a instituição teme que o novo serviço cause “danos irreparáveis” à concorrência e à privacidade.

De acordo com a Bloomberg, o WhatsApp manteve contato com o Bacen antes do lançamento do Pagamentos no Brasil. A empresa promete integrar seu serviço ao PIX, sistema de transações instantâneas que deve ser lançado ao público em novembro.

Cade suspende WhatsApp Pagamentos por risco à concorrência




Fonte: https://tecnoblog.net/347849/cade-suspende-whatsapp-pagamentos-por-risco-a-concorrencia/
Cade suspende WhatsApp Pagamentos por risco à concorrência Cade suspende WhatsApp Pagamentos por risco à concorrência Reviewed by MeuSPY on junho 24, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.