Covid-19: veja como se comportar em lugares reabertos

A partir desta semana, diversas cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, iniciaram um processo de relaxamento das medidas de isolamento. Apesar disso, o risco de contaminação ainda permanece alto no país, o que impede que a população volte à “vida normal”, mesmo com a abertura gradual da economia.

O uso das máscaras de proteção, por exemplo, continua recomendado e obrigatório em muitas cidades, mesmo as que anunciaram a flexibilização. O distanciamento mínimo de dois metros em ambientes fechados, a higiene, principalmente das mãos, e não compartilhar objetos também são cuidados que devem ser mantidos. Além disso, alguns ambientes necessitam precauções especiais. Confira:

Comércio

Apesar de ter o funcionamento liberado em muitas cidades, ainda é recomendado que as pessoas só frequentem esses ambientes em casos necessários. O distanciamento de dois metros e o cuidado com as filas devem ser mantidos, assim como evitar horários de pico de aglomerações. Aos comerciantes, é necessário fiscalizar os clientes e demarcar locais para evitar a aproximação.

Lanchonetes, bares e restaurantes

Restaurantes ainda devem funcionar apenas em delivery. Foto: Veja São Paulo

Os estabelecimentos devem permanecer funcionando apenas em delivery, num primeiro momento. Quando for liberado, devem funcionar apenas com 50% de sua capacidade e respeitando um rigor sanitário ainda maior. Garçons e demais funcionários devem usar máscaras e, sempre que possível, evitar se aproximar dos clientes.

Áreas ao ar livre

Apesar de áreas ao ar livre, como parques, estarem liberadas, ainda é preciso ter cuidado. O ideal é realizar as atividades com máscaras e evitar a utilização de aparelhos de ginástica, por conta do uso compartilhado. Aglomerações devem ser evitadas e, caso necessário tocar em algo, utilizar álcool em gel antes e depois.

Praias

Praias só estão liberadas para atividades esportivas dentro da água. Foto: Reprodução

Por enquanto, apenas atividades esportivas no mar, como natação e surf, estão liberadas. Mesmo com a possibilidade, é importante evitá-las em caso de sintomas da Covid-19, já que, mesmo com a probabilidade baixa, é possível contaminar a água. O ideal é tomar banho antes e depois da atividade, assim como higienizar as mãos e objetos usados.

Clínicas e consultórios

O uso das máscaras é necessário para todos que estiverem na clínica. Em caso de realização de exames, o paciente pode retirá-la, mas deve recolocar o mais rápido possível. O distanciamento nas salas de espera deve ser cumprido e as aglomerações evitadas.

Ambulatórios

Pacientes de tratamento continuado, como diálise e quimioterapia, não devem interrompê-lo. Por conta da possibilidade de contato com pacientes com Covid-19, é necessário redobrar os cuidados. É necessário prestar muita atenção se a instituição de saúde está respeitando os cuidados básicos, como o distanciamento entre os pacientes e a desinfecção regular dos ambientes. Os profissionais devem estar com EPIs completos e todos, incluindo pacientes, devem usar máscaras.

Transporte público

Com a abertura gradual de comércios e escritórios, os ônibus e metrôs devem ficar cada vez mais cheios. Por conta disso, é fundamental o uso de máscaras e da higienização das mãos com álcool em gel antes e depois de sair do transporte, além de evitar tocar o rosto e a máscara.

Salões de beleza e estúdios de tatuagem

Como serviços não essenciais, só serão reabertos durante a fase três de relaxamento e com horário agendado. De qualquer forma, essas atividades devem ser evitadas enquanto a taxa de contágio continuar alta. Caso a pessoa opte por fazê-los, é preciso que todos, funcionários e clientes, estejam usando máscaras e, caso necessário retirá-la, deve ser feito com mãos higienizadas e pelos elásticos.

Academias

Academias devem ser evitadas mesmo após a liberação. Foto: Reprodução

É recomendado evitar frequentar academias, já que, além de serem ambientes fechados, acessórios e equipamentos são compartilhados entre muitas pessoas. Aqueles que optarem por ir devem ficar ainda mais atentos à higiene das mãos e equipamentos, principalmente antes e depois de cada exercício. Além disso, as máscaras devem ser utilizadas em todo o tempo e deve-se evitar tocar o rosto.

Via: O Globo




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/covid-19-veja-como-se-comportar-em-lugares-reabertos/101581
Covid-19: veja como se comportar em lugares reabertos Covid-19: veja como se comportar em lugares reabertos Reviewed by MeuSPY on junho 02, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.