Extinção em massa pode ter sido causada por dano na camada de ozônio

O planeta Terra já passou por diversas extinções em massa. Agora, um novo estudo publicado na revista científica Science Advances afirma que uma delas, ocorrida há centenas de milhões de anos, pode ter sido causada por mudanças climáticas que danificaram a camada de ozônio. Segundo pesquisadores, um “afinamento catastrófico da camada de ozônio” permitiu que níveis prejudiciais de radiação ultravioleta chegassem à Terra.

Além disso, John Marshall, professor de ciências da Terra na Universidade de Southampton, na Inglaterra, aponta que o resultado da pesquisa pode servir de aviso para a atual crise climática. “Nossa pesquisa sugere que a Terra tem um processo interno natural desencadeado por um clima quente que pode destruir a camada de ozônio, um sério aviso para o nosso próprio período de mudança climática”, destacou.

Reprodução

Descoberta deve aumentar a preocupação com a camada de ozônio. Foto: iStock/ipopba

Metodologia

Para chegar ao resultado, os cientistas analisaram plantas fossilizadas antes e depois do grande evento de extinção. Eles descobriram que alguns esporos retirados desses fósseis estavam malformados, sugerindo que o DNA de suas células foi danificado pela radiação ultravioleta. Isso teria causado uma extinção rápida das plantas, colapsando o ecossistema florestal e criando um totalmente diferente.

Para Marshall, a descoberta de sua equipe deve aumentar a preocupação com a camada de ozônio e gerar um grande esforço científico para entender a ligação entre o aquecimento global e a produção de transporte atmosférico de compostos de carbono.

Via: Independent




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/extincao-em-massa-pode-ter-sido-causada-por-dano-na-camada-de-ozonio/101584
Extinção em massa pode ter sido causada por dano na camada de ozônio Extinção em massa pode ter sido causada por dano na camada de ozônio Reviewed by MeuSPY on junho 02, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.