Índia investiga 13,5 mil celulares com mesmo número de IMEI

Todo celular tem um número de identidade único em nível mundial, o IMEI: no entanto, existem casos de clonagem de IMEI, e a polícia da Índia investiga que mais de 13,5 mil smartphones diferentes da fabricante chinesa Vivo (sem relação com a operadora Vivo) utilizam o mesmo número de série.

  • Como saber se o código IMEI foi clonado e está em dois celulares
  • Celular roubado? Como bloquear o IMEI do aparelho na operadora
Vivo X21

Celular da fabricante chinesa Vivo

Cada fabricante atribui um IMEI diferente para cada aparelho: você pode encontrá-lo em seu dispositivo digitando *#06# no discador. Autoridades da Índia identificaram que 13.557 diferentes smartphones da Vivo compartilhavam o mesmo número de série e estavam conectados em redes móveis indianas.

Policial recebeu celular com IMEI trocado

A investigação começou quando um membro da polícia de Meerut recebeu seu smartphone de volta após um reparo em setembro de 2019, e percebeu um erro de sistema mostrando que o IMEI original havia sido trocado. A assistência técnica disse que não alterou o número de série. O policial procurou a fabricante, que não forneceu uma solução satisfatória, e a partir daí foi aberta uma investigação no departamento de crimes cibernéticos.

Assim como na maioria dos países, a Índia proíbe adulteração de números de série; o ato é considerado um crime desde 2017, passível de punição. A existência de múltiplos dispositivos compartilhando o mesmo IMEI dificulta ações policiais que exigem interceptação de chamadas e localização.

No Brasil, o projeto Celular Legal visa bloquear aparelhos piratas, que não são homologados pela Anatel e muitas vezes utilizam número de série irregular.

Com informações: TechRadar.

Índia investiga 13,5 mil celulares com mesmo número de IMEI




Fonte: https://tecnoblog.net/344218/india-investiga-135-mil-celulares-com-mesmo-numero-de-imei/
Índia investiga 13,5 mil celulares com mesmo número de IMEI Índia investiga 13,5 mil celulares com mesmo número de IMEI Reviewed by MeuSPY on junho 05, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.