iOS 14 'dedura' prática do TikTok de acessar conteúdo copiado pelo usuário

Você pode nem lembrar disso, mas quando você copia algum texto no seu celular, ele é registrado na área de transferência do seu smartphone. No iOS, essa área pode ser acessada por qualquer app, e alguns deles abusam dessa permissão para coletar informação sobre o usuário. Com o iOS 14, o TikTok, o app que tem disparado em popularidade, acabou pego em um comportamento considerado suspeito pelos usuários.

Com o iOS 14, o sistema revela quando aplicativos acessam a área de transferência, e os desenvolvedores que começaram a testar o sistema perceberam um comportamento preocupante. Como relata um usuário no Twitter, a cada tecla pressionada no app, o TikTok puxa os dados do que foi copiado anteriormente.

Quando questionado sobre o assunto pelo site The Telegraph, o TikTok se defendeu afirmando que os alertas eram ligados a um recurso “anti-spam”, com objetivo de detectar comportamento repetitivo e irregular na rede social. A empresa lançou uma atualização do aplicativo para iOS depois do alerta desabilitando o recurso após as queixas “para eliminar qualquer confusão em potencial”. Não se sabe até o momento se o app exibe esse comportamento no Android e se o sistema também receberá um update do tipo. 

A proteção da área de transferência é importante porque muitas vezes lá estão contidas informações delicadas. Pessoas podem copiar informações como números de cartão de crédito ou outros dados profundamente pessoais, então o acesso irrestrito ao recurso pode acarretar problemas de segurança e privacidade.

O TikTok, inclusive, já foi alertado sobre esse comportamento previamente. Em março, pesquisadores perceberam esse tipo de atividade em uma série de aplicativos populares, inclusive alguns que sequer dependem da inserção de texto e não teriam motivo para acessar regularmente a área de transferência. O TikTok havia se comprometido a interromper a prática em algumas semanas, mas ao que tudo indica não cumpriu a promessa.




Fonte: https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/ios-14-dedura-pratica-do-tiktok-de-acessar-conteudo-copiado-pelo-usuario/102744
iOS 14 'dedura' prática do TikTok de acessar conteúdo copiado pelo usuário iOS 14 'dedura' prática do TikTok de acessar conteúdo copiado pelo usuário Reviewed by MeuSPY on junho 26, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.