Linux Kernel 5.7.4: saiba como instalar em qualquer distribuição Linux

linux-kernel-5-7-4-saiba-como-instalar-em-qualquer-distribuicao-linux

O Linux Kernel 5.7.4 foi lançado no dia 18 de junho de 2020 e você já pode instalar em seu sistema Linux. Assim, vale lembrar que vamos instalar o Linux Kernel a partir do código fonte liberado pelo site kernel.org sem nenhuma modificação. Desta forma, saiba como instalar o Linux Kernel 5.7.4 no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Mageia, Arch Linux, Manjaro, Debian ou em qualquer distribuição.

Antes de seguir com o processo de instalação do Linux Kernel 5.7.4 é sempre importante fazer o backup do seu sistema. Essa instalação é recomendada para profissionais de TI ou usuários que gostam de ter sempre a versão do Linux Kernel mais recente, neste caso o Linux Kernel 5.7.4.

Se você utiliza placas Intel, saiba que o Linux Kernel 5.7.4 contém os drivers mais recentes, mas lembre-se também que drivers com mais de 15 anos foram removidos. Ressaltamos que o código disponibilizado é de inteira responsabilidade da equipe de desenvolvedora.

Nós do SempreUpdate apenas ensinamos como fazer a instalação. Como vamos baixar o código, isso demora um pouco, então seja paciente! Este código é de inteira responsabilidade do projeto kernel.org!

Mas, se precisar de ajuda e suporte para o Linux, acesse o nosso canal no Telegram busque por @sitesempreupdate e vamos te ajudar! Lembrando que não desenvolvemos e nem temos vinculo com o kernel.org qualquer possível erro é de inteira responsabilidade do projeto do Linux Kernel.

Tutorial de instalação do Linux Kernel 5.7.4 em qualquer distribuição Linux

Agora, abra o Terminal em sua distribuição, se estiver usando Ubuntu ou derivados, execute o atalho no teclado Ctrl + ALT + T, em seguida cole os comandos abaixo com o sudo. Se estiver usando o Debian, lembre-se de utilizar o Root, caso não tenha o sudo habilitado.

Para Debian, Ubuntu e derivados:

sudo apt-get install libncurses-dev build-essential libssl-dev grub2 bc linux-headers-`uname -r` bison dkms flex gcc cpp g++ libncurses5-dev make

Baixando o Linux Kernel 5.7.4 e realização extração

Agora, vamos entrar no diretório temporário, é nele que vamos baixar o arquivos que vamos utilizar:

cd ~/Downloads

Vamos fazer o download do pacote do Linux Kernel 5.7.4:

wget -c https://cdn.kernel.org/pub/linux/kernel/v5.x/linux-5.7.4.tar.xz

Agora, prosseguindo, vamos extrair o conteúdo do código fonte do Linux Kernel 5.7.4:

xz -v -d linux-5.7.4.tar.xz

Depois:

tar xvf linux-5.7.4.tar

Configurando os módulos e recursos do Linux Kernel 5.7.4

Essa etapa é muito importante, no entanto, quem for principiante no Linux pode ter alguma dificuldade nesta etapa, mas vamos em frente. Vamos copiar o nosso arquivo de configuração já existente:

cd linux-5.7.4
sudo cp /boot/config-$(uname -r) .config

Feito! Agora que já temos tudo copiado, a possibilidade de qualquer erro é menor. Vamos então executar o comando make config.

Vamos ao processo de configuração do Linux Kernel 5.7.4 com base nas configurações atuais:

sudo make menuconfig

Nesta tela, clique em “Save” e depois em “exit”. Caso tenha conhecimento sobre o assunto, você pode nesta tela ajustar o Linux Kernel da forma que desejar, do contrário, deixe que as configurações que salvamos anteriormente sejam mantidas.

Como compilar e instalar o Linux Kernel 5.7.4

Agora, vamos para o processo de compilação e instalação do Linux Kernel 5.7.4, perceba que em alguns momento, você deve prestar atenção no seu sistema, pois há comandos para Ubuntu, Debian, Linux Mint e outros comandos para Fedora, CentOS e Red Hat, fique atento:

Para compilar:

make -j $(nproc)

Instalar os módulos do Linux Kernel 5.7.4:

sudo make modules_install

Por fim, o comando para instalação do Linux Kernel 5.7.4:

sudo make install

Agora, atualizei o grub de acordo com a sua distribuição!

Para Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados

Para concluir a instalação do Linux Kernel 5.7.4 no Ubuntu, Debian, Linux Mint e suas variações, execute o comando abaixo:

sudo update-initramfs -c -k 5.7.4
sudo update-grub

Para Fedora, CentOS, RHEL, Oracle

Para concluir a instalação do Linux Kernel 5.7.4 no Fedora, CentOS, RHEL, Oracle e suas variações, execute o comando abaixo:

sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
sudo grubby --set-default /boot/vmlinuz-5.7.4

Reinicie o sistema para aplicar as alterações

Pronto! Neste artigo vimos como instalar o Linux Kernel 5.7.4 no Ubuntu, Debian, Linux Mint, Fedora, CentOS, RHEL e derivados. Agora, para que a atualização entre em vigor, é necessário reiniciar o sistema, você pode fazer via terminal ou se preferir utilizar o seu ambiente gráfico:

Para reiniciar via Terminal, execute:

sudo reboot

Após a reinicialização consulte as informações do sistema, ela deve ser algo parecido com as saídas abaixo:

uname -a

Pronto! Tudo foi instalado como deveria! Espero ter ajudado! E lembre-se de instalar nos drivers mais recentes para Nvidia ou AMD. Caso você esteja utilizando hardwares que precisam somente dos drives Intel, você não precisa fazer mais nada, apenas reinicie o computador e o Linux Kernel 5.7.4 já está pronto para uso!

O post Linux Kernel 5.7.4: saiba como instalar em qualquer distribuição Linux apareceu primeiro em SempreUPdate.




Fonte: https://sempreupdate.com.br/linux-kernel-5-7-4-saiba-como-instalar-em-qualquer-distribuicao-linux/
Linux Kernel 5.7.4: saiba como instalar em qualquer distribuição Linux Linux Kernel 5.7.4: saiba como instalar em qualquer distribuição Linux Reviewed by MeuSPY on junho 20, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.