Novo dispositivo produz energia elétrica a partir das sombras

Pesquisadores da Universidade de Singapura descobriram uma forma de gerar energia elétrica a partir das sombras. A equipe, liderada pelo cientista de materiais Swee Ching Tan, desenvolveu o que chama de “Gerador de Energia por Efeito Sombra”.

O dispositivo é feito com uma fina camada de ouro depositada sobre uma camada de silício. Quando parte dele está iluminada e parte na sombra, surge uma diferença de potencial elétrico que faz elétrons fluírem da área nas sombras para a área iluminada.

A corrente produzida é baixa, mas combinando oito geradores a equipe conseguiu alimentar um relógio eletrônico em um local com pouca luz. Os dispositivos também podem ser usados para alimentar sensores: quando um carrinho de controle remoto passava perto de um dos geradores, sua sombra produzia corrente elétrica suficiente para iluminar um LED.

Segundo Tan, sua invenção poderá um dia ser usada em áreas de sombra em prédios e fazendas solares, produzindo energia em locais encobertos pelos painéis. “Muita gente acha que as sombras são inúteis”, diz Tan. “Mas qualquer coisa pode ser útil, mesmo as sombras”.

Fonte: Science News




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/novo-dispositivo-produz-energia-eletrica-a-partir-das-sombras/101727
Novo dispositivo produz energia elétrica a partir das sombras Novo dispositivo produz energia elétrica a partir das sombras Reviewed by MeuSPY on junho 04, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.