Pesquisa identifica gripe suína com potencial de virar pandemia

Mais de dez milhões de casos confirmados de Covid-19, e mais de meio milhão de mortos em todo o planeta. Em um cenário de pandemia, o que o mundo não precisa agora? Outra pandemia.

Um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores afirmam que identificam um novo vírus da gripe suína que vem se espalhando pela China (país com a maior população suína do mundo, com 500 milhões de cabeças) com potencial para se espalhar sem controle. A descoberta, segundo os cientistas, exige precauções imediatas de saúde animal e pública e medidas de controle para evitar surtos de doenças em seres humanos.

Por enquanto, o vírus G4 EA H1N1 não se espalhou entre pessoas. Ele possui uma mistura de três linhagens: uma semelhante às cepas encontradas em aves europeias e asiáticas, a cepa do H1N1 que causou a pandemia de 2009 e uma versão norte-americana do H1N1 que possui genes de vírus influenza aviário, humano e suíno.

O que preocupa os pesquisadores é o fato de que o núcleo vem do vírus da gripe aviária - ao qual os humanos não têm imunidade – misturado com pedaços de cepas de mamíferos. "Os porcos são hospedeiros intermediários para a geração do vírus da gripe pandêmica. Assim, a vigilância sistemática dos vírus influenza em suínos é uma medida fundamental para avisar do surgimento da próxima gripe pandêmica", afirmam os cientistas no estudo.

A pesquisa faz parte de um projeto para identificar cepas de influenza que podem se tornar uma pandemia. A equipe da Universidade Agrícola da China analisou cerca de 30 mil amostras nasais retiradas de porcos em matadouros de dez províncias chinesas e outras mil no hospital veterinário da instituição entre 2011 e 2018. "O vírus G4 mostrou um aumento acentuado desde 2016 e é o genótipo predominante na circulação em porcos", escreveram os pesquisadores.

Dois casos de infecções G4 em humanos foram documentados, mas não foi identificada qualquer transmissão entre pessoas. "A probabilidade de que essa variante em particular cause uma pandemia é baixa", avalia a bióloga evolucionária Martha Nelson, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, que estuda os vírus da gripe suína nos Estados Unidos e sua disseminação para humanos.

Porém, a cientista lembra que ninguém podia prever a pandemia de H1N1 até que o vírus saltou de porcos para pessoas, em 2009. "A gripe pode nos surpreender", diz Nelson. "E existe o risco de negligenciarmos a gripe e outras ameaças no momento" da Covid-19. Se um porco é infectado com dois ou mais tipos de vírus ao mesmo tempo, como a gripe humana e a gripe suína, os vírus podem trocar genes em um processo chamado "rearranjo", levando a uma nova cepa que pode infectar pessoas.

Via: Science Mag/Inverse




Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/pesquisa-identifica-gripe-suina-com-potencial-de-virar-pandemia/102799
Pesquisa identifica gripe suína com potencial de virar pandemia Pesquisa identifica gripe suína com potencial de virar pandemia Reviewed by MeuSPY on junho 29, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.