Primeira caminhada espacial americana completa 55 anos

Há exatos 55 anos, em 3 de junho de 1965, o astronauta da Nasa Ed White se tornou o primeiro americano a realizar uma caminhada espacial. Ele deixou a segurança da espaçonave Gemini 4 equipado apenas com seu traje especial, uma corda e uma pequena pistola de gás.

A caminhada de White ocorreu apenas alguns meses depois da primeira empreitada do tipo realizada na história. O feito foi completado pelo soviético Alexei Leonov em 18 de março de 1965.

White flutuou ao redor da espaçonave por 23 minutos. Ele estava relutante em encerrar o "passeio" porque, segundo ele, a experiência era "extremamente divertida". No entanto, o astronauta ouviu as ordens do comandante James McDivit e retornou. Enquanto se preparava para entrar na nave, ele declarou que "aquele era o momento mais triste" de sua vida.

Tragédia

Cerca de dois anos depois, em 27 de maio de 1967, após o sucesso da caminhada espacial, Ed White, Gus Grissom e Roger Chaffee foram escolhidos para a missão Apollo 1, a primeira com o objetivo de levar o homem à Lua.

Reprodução

Integrantes da missão Apollo 1. Da esquerda para a direita: Ed White, Gus Grissom e Roger Chafee. Foto: Keystone/Hulton Archive/Getty Images

No entanto, a missão não chegou a decolar. Um incêndio causado por um curto-circuito no interior da cabine fez com que os três astronautas morressem em um incêndio durante os testes de equipamento. Eles tentaram sair da espaçonave, porém, a escotilha possuía trancas mecânicas que não puderam ser abertas a tempo.

Grande passo para a humanidade

As caminhadas espaciais completadas por Leonov e White foram essenciais para projetos cada vez mais ambiciosos. Décadas depois, todas essas realizações se tornaram algo rotineiro na vida de qualquer astronauta.

Agora, as chamadas atividades extraveiculares (EVA) permitem que os profissionais flutuem por horas fora da Estação Espacial Internacional (ISS) realizando trabalhos de reparo, manutenção e instalação de equipamentos.

Via: Space




Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/primeira-caminhada-espacial-americana-completa-55-anos/101645
Primeira caminhada espacial americana completa 55 anos Primeira caminhada espacial americana completa 55 anos Reviewed by MeuSPY on junho 03, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.