Ubuntu tenta convencer equipe do Linux Mint sobre uso de pacotes Snap

Ubuntu tenta convencer equipe do Linux Mint sobre uso de pacotes Snap

Uma polêmica surgiu na semana passada após o Linux Mint dizer que iria se livrar de pacotes Snap que estavam causando problemas em sua distro. Agora, o pessoal do UUbuntu tenta convencer equipe do Linux Mint sobre uso de pacotes Snap. Na verdade, ficou claro que os desenvolvedores populares da distribuição Linux Mint estavam fartos de como o Ubuntu da Canonical estava lidando com o navegador Chromium no sistema de instalação de aplicativos Snap. Então, eles resolveram conversar para aparar arestas sobre o que realmente está ocorrendo.

Clement “Clem” Lefebvre, desenvolvedor principal do Mint, decidiu que a instalação padrão do software do Mint, o APT, impedirá que o Snaps, o programa principal do Snap, seja instalado no Mint. Em suma, os pacotes, programas e o recurso será banido da distribuição Linux Mint que é baseada justamente no Ubuntu, embora também haja outra com base no Debian.

Um representante da Canonical, empresa controladora do Ubuntu, tentou apaziguar o problema entre o Linux Mint e pacotes Snap:

Snaps projetados pela Canonical com base em vários princípios que incluem segurança, facilidade de uso e redução da fragmentação no ecossistema Linux. Fora do Ubuntu, o Linux Mint tem o maior número de usuários em todas as distribuições compatíveis. Esses usuários optaram por instalar o Snaps com base nos motivos descritos acima, entre outros.

Agradecemos e incentivamos a adoção dos Snaps disponíveis na Snapcraft Store. Gostaríamos que o Linux Mint se envolvesse conosco e com a nossa comunidade para discutir esses tópicos, como fazemos com outras distribuições, e trabalhar juntos daqui para frente.

Quanto ao Snap, no centro do conflito, o porta-voz da Canonical disse:

Em relação ao Chromium, foi tomada a decisão de enviar como um Snap na versão Ubuntu 19.10. Antes disso, comunicamos os motivos em uma postagem no blog. O status do Chromium permanece o mesmo na versão recente do Ubuntu 20.04 LTS como fez no Ubuntu 19.10.

O Chromium in a Snap está disponível há vários anos. Atualmente, possui mais de 200 mil usuários. É claramente popular. Porém, isso não impediu que Lefebvre chamasse a versão Snapped do Chromium de “semelhante a uma solução comercial proprietária, mas com duas grandes diferenças: ele roda como root e se instala sem perguntar”.

Alan Pope, gerente de comunidade da Canonical para serviços de engenharia do Ubuntu, disse que a Canonical sempre soube que transferir o Chromium da instalação via pacote DEB compatível com APT para um Snap não era uma decisão simples. Entretanto, achava que tinha boas razões para fazer essa mudança.

Pope explicou:

O Chromium é um navegador da web muito popular, o equivalente totalmente de código aberto ao Google Chrome. No Ubuntu, o Chromium não é o navegador padrão e o pacote reside na seção ‘universo’ do arquivo. O universo contém pacotes de software mantidos pela comunidade. Apesar disso, a equipe do Ubuntu Desktop está comprometida em empacotar e manter o Chromium porque um número significativo de usuários depende dele.

Manter uma única versão do Chromium é um investimento significativo para a equipe do Ubuntu Desktop trabalhar com a equipe de segurança do Ubuntu para fornecer atualizações para cada versão estável. Como as equipes suportam inúmeras versões estáveis do Ubuntu, a quantidade de trabalho é enorme.

Ele continua

O Google lança uma nova versão principal do Chromium a cada seis semanas, com várias versões secundárias para abordar vulnerabilidades de segurança no meio. Cada nova versão estável deve ser criada para cada versão suportada do Ubuntu – 16.04, 18.04, 19.04 e 19.10 – e para todas as arquiteturas suportadas (amd64, i386, armhf, arm64).

Além disso, garantir que o Chromium seja compilado (e muito menos executado) em versões mais antigas, como a 16.04, pode ser um desafio, pois o projeto upstream geralmente usa novos recursos do compilador que não estão disponíveis em versões mais antigas.

Por outro lado, um Snap precisa ser construído apenas uma vez por arquitetura e será executado em todos os sistemas que suportam o Snapd. Isso abrange todos os lançamentos suportados do Ubuntu, incluindo o 14.04 com Extended Security Maintenance (ESM), bem como outras distribuições como Debian, Fedora, Mint e Manjaro.

Então, Pope resumiu:

  • Como o Chromium não é o navegador padrão no Ubuntu, ele tem um impacto menor em virtude de ter uma base de usuários menor.
  • Os snaps são explicitamente projetados para oferecer suporte a uma alta frequência de atualizações estáveis.
  • O projeto upstream possui três canais de lançamento (stable, beta, dev) que são bem mapeados para os canais padrão do Snapd (stable, beta, edge). Isso permite que os usuários alternem facilmente as versões do Chromium ou tenham várias versões instaladas em paralelo.
  • Manter o aplicativo estritamente restrito é uma camada de segurança adicional sobre o mecanismo de sandbox já robusto do navegador.

Ubuntu tenta convencer equipe do Linux Mint sobre uso de pacotes Snap

Ubuntu tenta convencer equipe do Linux Mint sobre uso de pacotes Snap

Essa discussão entre desenvolvedores do Ubuntu e Mint traz outra questão. Por um lado, você tem programas de entrega pacote de aplicativos Linux tradicionais, como DEB e APT,  RPM da Red Hat, e ZYpp e YaST da SUSE. Por outro lado, você tem o programa de gerenciamento de software similar ao snap e que é o contêiner Flatpak da Red Hat.

Manter estes programas sempre atualizados para cada versão do sistema é uma tarefa árdua. Esses programas exigem que os programadores personalizem os programas Linux para trabalhar com cada distribuição específica e seus vários lançamentos. Os desenvolvedores também devem garantir que cada programa tenha acesso a versões de bibliotecas específicas, também conhecidas como dependência do inferno.

Essa é uma grande razão pela qual muitos desenvolvedores não portam seus aplicativos na área de trabalho do Linux. Como o fundador do NextCloud e ex- membro do conselho do KDE, Frank Karlitschek, disse, no Linux Application Summit (LAS) de 2019, é difícil para os ISVs criarem programas de desktop Linux. Então existem apenas quatrocentos ou quinhentos aplicativos Linux em comparação com dezenas de milhares no macOS e Windows.

Ele não está sozinho. Praticamente todos os desenvolvedores de aplicativos de desktop da LAS concordaram. Eles veem o futuro de entrega de aplicativos para a área de trabalho por meio do contêiner. Os aplicativos entregues pelo Snap ou Flatpak são executados em uma sandbox virtual. Isso os torna mais seguros. Eles também podem ser executados em qualquer distro. Nem os usuários nem os fornecedores independentes de software devem se preocupar com a distribuição, sua versão ou as bibliotecas disponíveis, pois todos os componentes necessários para o aplicativo já estão incluídos no pacote.

Linus Torvalds é crítico da fragmentação

Ninguém menos que Linus Torvalds prefere essa solução. No ano passado, Torvalds, que está cansado da fragmentação do desktop Linux, desejou “sermos melhores em ter um desktop padronizado que atravesse as distribuições”. Para instalação de software, ele gosta do Flatpak. Ele também está irritado com a forma como a “fragmentação dos diferentes fornecedores reteve a área de trabalho”.

Porém, como mostra a situação com o Mint em relação aos pacotes snap, nem todos estão prontos para adotar essa abordagem. Felizmente, veremos o Mint e o Ubuntu chegarem a um acordo, o que fará todos felizes para sempre até a morte os separem. Este talvez seja o passo que falta para que os desktops Linux obtenham o sucesso desejado por muitos.

ZDNet

 

O post Ubuntu tenta convencer equipe do Linux Mint sobre uso de pacotes Snap apareceu primeiro em SempreUPdate.




Fonte: https://sempreupdate.com.br/ubuntu-tenta-convencer-equipe-do-linux-mint-sobre-uso-de-pacotes-snap/
Ubuntu tenta convencer equipe do Linux Mint sobre uso de pacotes Snap Ubuntu tenta convencer equipe do Linux Mint sobre uso de pacotes Snap Reviewed by MeuSPY on junho 08, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.