Vírus pode se espalhar em superfícies de hospital em apenas 10 horas

Entender como o novo coronavírus se espalha, principalmente dentro dos hospitais, pode ser um passo importante no combate da Covid-19. Para tal, pesquisadores da University College os London (UCL) fizeram uma simulação com parte do DNA de um outro vírus para ver como ele se espalha pelas superfícies do Hospital Great Ormond Street (GOSH).

Em vez de usar o Sars-CoV-2, os pesquisadores replicaram artificialmente uma seção do DNA de um vírus que infecta plantas e que não pode infectar humanos. Depois, adicionaram o material a um mililitro de água em uma concentração semelhante às cópias encontradas no Sars-CoV-2 em amostras respiratórias dos pacientes com Covid-19.

A equipe então colocou a solução no corrimão da cama de uma sala de isolamento e monitorou 44 locais do hospital nos cinco dias seguintes. Depois de apenas 10 horas, o material genético tinha se espalhado para 41% dos lugares monitorados, desde grades de camas até brinquedos e livros infantis em uma área de recreação. Após três dias, este número aumentou para 59% dos locais e voltou para 41% em cinco dias.

“Nosso estudo mostra o papel importante que as superfícies desempenham na transmissão de um vírus e quão crítico é aderir a uma boa higiene das mãos e limpeza”, destacou Lena Ciric, uma das principais autoras do estudo. “Nossa substância foi inoculada uma vez em um único local e foi espalhada pelo contato de superfícies por funcionários, pacientes e visitantes”, completou.

Estudo mostra velocidade de transmissão de um vírus em superfícies de hospitais. Foto: Unsplash / CC0 Public Domain

O estudo, porém, tem uma ressalva. Além de usar uma seção do DNA do vírus que não infecta humanos, apenas plantas, ele não mostra a probabilidade de uma pessoa ser infectada por esse vírus espalhado. De qualquer maneira, a pesquisa destaca a importância da higiene para conter a disseminação do novo coronavírus.

Via: Medical Express




Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/virus-pode-se-espalhar-em-superficies-de-hospital-em-apenas-10-horas/101823
Vírus pode se espalhar em superfícies de hospital em apenas 10 horas Vírus pode se espalhar em superfícies de hospital em apenas 10 horas Reviewed by MeuSPY on junho 08, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.