Cientistas descobrem que nossa atmosfera vibra como uma campainha

Um estudo conduzido por uma equipe internacional de cientistas conseguiu detectar o movimento de uma série de ondas de pressão que fazem a atmosfera de nosso planeta vibrar como uma campainha: um tom fundamental mais grave, sobreposto por vários tons mais agudos.

A ressonância atmosférica foi proposta pela primeira vez no século XIX pelo físico francês Pierre-Simon Laplace, cuja teoria dinâmica das marés hoje permite aos cientistas prever deformações na atmosfera de um planeta.

Segundo Kevin Hamilton, professor do Centro Internacional de Pesquisas do Pacífico na Universidade do Hawaii e co-autor do estudo, os tons, que não são audíveis, são criados por imensas ondas de pressão que viajam pelo globo, algumas do leste para o oeste, outras na direção oposta. Cada onda corresponde a uma frequência ressonante.

O novo estudo inclui uma análise detalhada de observações da pressão atmosférica ao longo dos últimos 38 anos. Os pesquisadores descobriram dúzias de ondas individuais, que circulam o planeta como que em um padrão quadriculado.

"As frequências observadas e os padrões globais correspondem muito bem àqueles previstos teoricamente", disse Takatoshi Sakazaki, professor assistente na Escola de Ciências da Universidade de Kyoto e autor principal do estudo.

"É empolgante ver a visão de Laplace e outros físicos pioneiros tão completamente validada após dois séculos", afirmou.

Fonte: Futurism




Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/cientistas-descobrem-que-nossa-atmosfera-vibra-como-uma-campainha/103314
Cientistas descobrem que nossa atmosfera vibra como uma campainha Cientistas descobrem que nossa atmosfera vibra como uma campainha Reviewed by MeuSPY on julho 10, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.