Confira as primeiras fotos do polo norte de lua de Júpiter

Júpiter possui 79 luas orbitando ao seu redor. A maior delas é Ganímedes, descoberta em 1610 por Galileu. Apesar de ter sido encontrada há muito tempo, não havia tecnologia suficiente para vê-la em detalhes até pouco tempo atrás. Agora, pela primeira vez, a sonda Juno, da Nasa, conseguiu fotografar o polo norte do satélite natural.

Apesar de já ser sabido que a Ganímedes, além de ser maior que Mercúrio e Plutão, possui seu próprio campo magnético, um oceano interno e uma atmosfera incrivelmente fina, as imagens permitiram mapear pela primeira vez a sua região norte. Por meio das fotografias, foi possível notar uma forma incomum de gelo, não encontrada na Terra.

Isso acontece porque o campo magnético filtra as partículas do Sol em sua direção e, sem uma atmosfera forte o suficiente, chove plasma de gelo na lua de Júpiter. “É um fenômeno que pudemos aprender pela primeira vez com a Juno porque conseguimos ver o polo Norte em sua totalidade”, destacou o coinvestigador do Instituto Nacional de Astrofísica em Roma, Alessandro Mura.

Ganymede.jpg
Imagens registradas do polo Norte de Ganímedes. Foto: Nasa

O plasma impede que o gelo assuma sua forma comum na Terra. Aqui, a água congelada se torna uma estrutura cristalina, formada por camadas de moléculas de água em uma treliça de anéis hexagonais. Já em Ganímedes, o gelo não possui um formato específico. Sua molécula é desordenada, sem treliças ou anéis. Analisar essas estruturas pode ajudar a entender a formação das luas de Júpiter e suas evoluções.

A sonda Juno é, por enquanto, a única a explorar o satélite natural. Isso, porém, deve mudar logo. A Agência Espacial Europeia vai lançar a Jupiter Icy Moons Explorer (Juice) em 2022, com previsão de chegada em 2029. Em 2032, a exploração de Ganímedes deve começar.

Lua Europa "vaza" água no espaço

Em um estudo recente publicado na Geophysical Research Letters, a Agência Espacial Europeia (ESA) descreve que encontrou evidências de que uma das luas de Júpiter, conhecida como Europa, está derramando plumas de água no espaço. Esse fenômeno sugere que a lua gelada pode conter vasos oceânicos subterrâneos – que alguns pesquisadores suspeitam que possam abrigar vida.

Há anos astrônomos sugerem que a lua "vaza" água. O novo estudo serve de comprovação para isso. Os dados para construção da pesquisa foram coletados pela sonda Galileo durante um sobrevoo da lua Europa no ano 2.000.

Via: CNet




Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/confira-as-primeiras-fotos-do-polo-norte-de-lua-de-jupiter/103971
Confira as primeiras fotos do polo norte de lua de Júpiter Confira as primeiras fotos do polo norte de lua de Júpiter Reviewed by MeuSPY on julho 23, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.