Facebook e Instagram removem perfis ligados a Bolsonaro e PSL

O Facebook removeu nesta quarta-feira (8) contas falsas ligadas aos gabinetes do presidente Jair Bolsonaro, seus filhos Flávio e Eduardo, e ao PSL (Partido Social Liberal). A medida, que também foi adotada no Instagram, envolve a violação de regras sobre o comportamento inautêntico e coordenado de páginas nas redes sociais – e não sobre o conteúdo compartilhado nelas. Ao todo, foram excluídas 35 contas, 14 páginas e 1 grupo no Facebook, além de 38 contas no Instagram.

  • Afinal, por que grandes marcas estão boicotando o Facebook?
  • Facebook muda regras de posts políticos após perder anunciantes

Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR - 02/07/20)

Em comunicado, o Facebook afirmou que, apesar dos envolvidos com a prática tentarem esconder suas identidades, a investigação levou a pessoas associadas ao PSL. A apuração da empresa também apontou para funcionários nos gabinetes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e dos deputados estaduais do Rio de Janeiro, Anderson Moraes (PSL) e Alana Passos (PSL).

“A atividade incluiu a criação de pessoas fictícias fingindo ser repórteres, publicação de conteúdo e gerenciamento de Páginas fingindo ser veículos de notícias”, indicou o Facebook. “Os conteúdos publicados eram sobre notícias e eventos locais, incluindo política e eleições, memes políticos, críticas à oposição política, organizações de mídia e jornalistas, e mais recentemente sobre a pandemia do coronavírus”.

As páginas no Facebook somavam 883 mil seguidores, o grupo tinha cerca de 350 pessoas e os perfis no Instagram contavam, ao todo, com 917 mil seguidores. A ação coordenada também incluiu despesa de cerca de US$ 1.500 com anúncios no Facebook, pagos em reais. Entre as páginas removidas, estão Bolsonaro News e Jogo Político.

Segundo a empresa, as páginas foram identificadas a partir de notícias na imprensa brasileira e de uma audiência no Congresso Nacional. Esta não é a primeira vez que a rede social remove contas falsas com teor favorável ao presidente Bolsonaro. No final de 2018, 68 páginas e 43 contas foram excluídas da plataforma por violarem políticas de autenticidade e spam.

Com informações: Facebook.

Facebook e Instagram removem perfis ligados a Bolsonaro e PSL




Fonte: https://tecnoblog.net/351006/facebook-e-instagram-removem-perfis-ligados-a-bolsonaro-e-psl/
Facebook e Instagram removem perfis ligados a Bolsonaro e PSL Facebook e Instagram removem perfis ligados a Bolsonaro e PSL Reviewed by MeuSPY on julho 08, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.