Nasa vai usar balão do tamanho de um estádio para estudar formação de estrelas

A Nasa anunciou um plano ambicioso para entender melhor como a formação de estrelas e as explosões de supernovas afetam os materiais ao redor. A agência pretende enviar à estratosfera um telescópio de 2,5 metros a bordo de um balão gigante inflado com hélio, de 150 metros de largura, capaz de atingir uma altitude de 40 quilômetros.

O ASTHROS (telescópio estratosférico astrofísico para observação de alta resolução espectral em comprimentos de onda submilimétricos) é equipado com uma antena parabólica, espelhos, lentes, um refrigerador e detectores projetados para capturar luz infravermelha. 

O telescópio observará quatro alvos, incluindo a Nebulosa Carina, formadora de estrelas na Via Láctea. Ele medirá o movimento, a velocidade e a densidade dos gases ao redor das estrelas recém-formadas e verificará a presença de certos tipos de íons de nitrogênio. 

Reprodução

Nebulosa Carina é um dos alvos do estudo. Foto: STScI/AURA

"Esses íons de nitrogênio podem revelar lugares onde ventos de estrelas massivas e explosões de supernovas remodelaram as nuvens de gás nessas regiões de formação de estrelas", escreveu a Nasa.

"Feedback estelar"

Tais explosões criam algo chamado "feedback estelar", que pode impedir ou acelerar a formação de estrelas. Ao aprender mais sobre o processo, a equipe espera obter informações sobre como o "feedback estelar" funciona e fornecer novas informações para refinar as simulações de computador da evolução das galáxias.

O ASTHROS foi projetado para fazer duas ou três voltas ao redor do Pólo Sul durante três a quatro semanas, transportado pelos ventos estratosféricos predominantes. No fim desse período, os operadores enviarão um comando para separar o balão da gôndola, que retornará à Terra em um pára-quedas para eventual reutilização. 

A previsão é que o balão com o telescópio seja lançado da Antártica em dezembro de 2023. 


 

Via: Engadget

 



Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/nasa-vai-usar-balao-do-tamanho-de-um-estadio-para-estudar-formacao-de-estrelas/104039
Nasa vai usar balão do tamanho de um estádio para estudar formação de estrelas Nasa vai usar balão do tamanho de um estádio para estudar formação de estrelas Reviewed by MeuSPY on julho 24, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.