Nokia promete migrar torres de 4G para 5G com novo software

A divisão de infraestrutura da Nokia anunciou nesta terça-feira (14) uma atualização de software que leva o 5G NR (New Radio) para até 5 milhões de transmissores de rádio que hoje operam com tecnologia 4G. A novidade é muito bem-vinda para operadoras de telefonia móvel, que não precisarão trocar equipamentos para suportar o 5G.

  • Reino Unido proíbe operadoras de comprarem equipamentos 5G da Huawei
  • O que é 5G?

A princípio, o update já está disponível para cerca de 1 milhão de rádios da Nokia, podendo chegar a 3,1 milhões até o final do ano e 5 milhões de antenas até 2021. A empresa diz que a atualização irá melhorar o aproveitamento do espectro já utilizado com as redes antigas. A plataforma da empresa também suporta a tecnologia DSS, que compartilha as frequências com 2G, 3G e 4G de acordo com a demanda instantânea.

Com a migração via software, a Nokia afirma as teles irão economizar dezenas de bilhões de euros em gastos com engenharia e visitas às torres. A companhia atende 359 operadoras com rádios 4G atualizáveis para 5G.

Atualizações de software são comuns na troca de tecnologia

Ainda que seja um feito incrível, a Nokia não é a única fornecedora que entrega novidades com atualizações de software. Esse tipo de benfeitoria também acontece em equipamentos da Huawei e Ericsson, por exemplo. As operadoras continuam tendo que pagar por licenças de uso das novas tecnologias, no entanto.

Por sinal, o 5G que a Claro lançou em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro utiliza a infraestrutura existente de equipamentos da Ericsson. A rede opera com a tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro e alcança velocidades na casa dos 400 megabits por segundo.

Nokia promete migrar torres de 4G para 5G com novo software




Fonte: https://tecnoblog.net/352351/nokia-promete-migrar-torres-de-4g-para-5g-com-novo-software/
Nokia promete migrar torres de 4G para 5G com novo software Nokia promete migrar torres de 4G para 5G com novo software Reviewed by MeuSPY on julho 14, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.