Pesquisadores do MIT desenvolvem novo tipo de mão robótica com tato

Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência artificial (CSAIL) do MIT desenvolveram um novo tipo de mão robótica equipada com o sentido do tato, o que permite a manipulação precisa mesmo dos objetos mais delicados.

A mão tem dois dedos, revestidos com material macio que lembra um gel. Debaixo do material há sensores capazes de determinar a posição do item entre os dedos, se alguma força está sendo exercida sobre ele e em que direção. Yu She, estudante de pós-doutorado que projetou o robô, demonstrou suas capacidades fazendo-o seguir um cabo USB até sua ponta. Em outra demonstração o robô esticou e plugou o cabo de um fone de ouvido em um iPod.

Pode parecer pouco, mas é só uma demonstração. A mesma tecnologia poderia ser usada para permitir que um robô dobre roupas, ate e desate nós ou faça suturas em um centro cirúrgico. Uma oportunidade que será explorada pela equipe é a indústria automobilística, onde a instalação do cabeamento necessário para o funcionamento de um carro moderno ainda requer uma boa quantidade de trabalho manual.

De acordo com She, o objetivo é criar um robô capaz de executar trabalhos delicados, como uma alternativa onde o uso de trabalho humano seria potencialmente perigoso, repetitivo ou "maçante".

Fonte: TechCrunch




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/pesquisadores-do-mit-desenvolvem-novo-tipo-de-mao-robotica-com-tato/103401
Pesquisadores do MIT desenvolvem novo tipo de mão robótica com tato Pesquisadores do MIT desenvolvem novo tipo de mão robótica com tato Reviewed by MeuSPY on julho 13, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.