Plataforma 'Mapas de Calor' passa a identificar pontos de aglomeração

A ferramenta "Big Data de Mapas de Calor", desenvolvida pelas operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo em conjunto com a ABR Telecom, ganhou uma nova função para ajudar na coleta de informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil.

As operadoras começaram a oferecer na última sexta-feira (10) os índices de aglomeração, uma visão complementar e mais detalhada da plataforma que vai auxiliar a identificar pontos de aglomeração de pessoas, além dos índices de isolamento que vêm sendo medidos desde o início da pandemia.

“Antes a plataforma mostrava apenas o índice de isolamento global do município, agora, com os novos índices de aglomeração, aumenta a granularidade e será possível ver bairros, zonas específicas, em áreas menores, divididas em quadrantes de quatro quilômetros quadrados, para verificar a evolução de aglomerações”, explicou o presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari. 

Reprodução

Ferramenta foi desenvolvida pelas operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo. Foto: Reprodução

Segundo Ferrari, neste momento, em que estão sendo adotadas medidas de flexibilização e retomada gradual das atividades, a novidade vai permitir um olhar mais específico e auxiliar governadores e prefeitos na tomada de decisões e no aprimoramento de medidas.

Índices de aglomeração

Para medir os índices de aglomeração, foi considerado um período de referência anterior à quarentena (primeira quinzena de março), do qual foi tirada uma média diária do número de celulares que estiveram conectados a uma determinada antena. 

As cidades foram mapeadas por quadrantes de quatro quilômetros quadrados e a plataforma permite que em cada um dos quadrantes seja possível comparar os índices atuais com os do período de referência e, a partir daí, confirmar se há mais, igual ou menos aglomeração.

Os mapas de calor mostram agora os índices comparativos de concentração de massas evidenciados por cores. A ferramenta ainda permite outros filtros de comparação, como horários ou se é dia de semana ou fim de semana e feriados. De forma retroativa, os índices de aglomeração estarão disponíveis a partir de 15 de maio.

Vale lembrar que têm acesso à plataforma estados, capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes que assinem com as operadoras acordo de cooperação técnico. 

Até o momento, estão usando a plataforma 17 estados e 22 municípios: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. E as prefeituras de Aparecida de Goiânia (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Betim (MG) Campinas (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), Feira de Santana (BA), Florianópolis (SC), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Macapá (AP), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de janeiro (RJ), Salvador (BA), Santo André (SP), Serra (ES), Teresina (PI) e Uberlândia (MG).

 




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/plataforma-mapas-de-calor-passa-a-identificar-pontos-de-aglomeracao/103471
Plataforma 'Mapas de Calor' passa a identificar pontos de aglomeração Plataforma 'Mapas de Calor' passa a identificar pontos de aglomeração Reviewed by MeuSPY on julho 14, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.