Polícia da Itália fecha serviço de IPTV com faturamento anual milionário

Autoridades do mundo todo se empenham constantemente para reprimir o fornecimento de IPTV pirata. É bastante comum que operações sejam conduzidas e coloquem fim – mesmo que não definitivamente – em serviços do tipo. A operação mais recente foi realizada na Itália.

As autoridades envolvidas na investigação indicam que eram oferecidos conteúdos protegidos por direitos autorais a um preço bem menor do que o dos respectivos serviços. Empresas como DAZN, Spotify, Sky e Mediaset foram lesadas pelos criminosos.

Originalmente, a operação foi iniciada pela Unidade de Polícia Econômica e Financeira de Veneza no início de 2019. Após meses de investigação, eis que, no fim de semana passado, a Guardia di Finanza, uma agência policial ligada ao Ministério da Economia e Finanças da Itália, executou uma ordem preventiva.

O documento emitido permitiu o bloqueio de um site que ainda não teve o nome divulgado e a apreensão de cartões pré-pago que eram usados para coletar assinaturas e financiar a operação de fornecimento de IPTV. Os criminosos solicitavam aos clientes recargas de 10 euros (R$ 61 em conversão direta) por mês nos cartões, isso garantia que o pagamento fosse feito diretamente para os bandidos.

Descobertas da operação

Ao todo, foram realizadas 72 buscas em 32 províncias italianas. A operação visava 71 pessoas supostamente envolvidas no esquema fraudulento. Do total, 22 indivíduos foram acusados de descriptografar o sinal das operadoras de TV paga e disponibilizá-los na internet.

Outras 48 pessoas foram descritas como "revendedores" do serviço. A acusação alega que eles retransmitiam os fluxos para os clientes online. As autoridades estimam que mais de 65 mil pessoas recebiam o conteúdo ilegal depois de pagar as assinaturas por meio dos cartões.

Reprodução

Cartões pré-pago eram utilizados para receber os valores dos planos. Foto: Reprodução

Substituídos pelo menos uma vez por mês para evitar a identificação dos titulares, os cartões eram gerenciados por 11 pessoas. Estima-se que, em um ano, eram creditados nesses cartões quantias que excediam um milhão de euros (R$ 6 milhões em conversão direta) – valor que era transferido para contas na Lituânia e na Itália.

Ainda não está claro se alguma medida será tomada contra qualquer um dos clientes do serviço. No início deste ano, a polícia italiana denunciou 223 clientes de serviços piratas de IPTV às autoridades, alertando sobre a possibilidade de aplicação de multas e possíveis sentenças de prisão.

"[Estas] intervenções, realizadas em colaboração com vários departamentos da Guardia di Finanza e com a colaboração técnica da SIAE (Sociedade Italiana de Autores e Editores) e da FAPAV (Federação para a Proteção de Conteúdo Audiovisual e Multimídia), tornaram possível fechar o site, alocado em um provedor em Milão, impedindo o uso futuro", afirmam as autoridades.

"A atividade conduzida pela Guardia di Finanza de Veneza, à qual nossos mais sinceros agradecimentos vão, é de particular importância, pois vai contra uma das principais e mais prejudiciais formas de pirataria audiovisual, ou seja, o IPTV ilegal", disse Federico Bagnoli Rossi, secretário-geral da FAPAV.

Ainda segundo ele, "as IPTVs ilegais, em particular, representam uma das formas de uso ilícito que mais cresce: sua incidência no final de 2019 é de 10%, cerca de um quarto do número total de pirataria". Por conta disso, as ações para mitigar esquemas parecidos têm se tornado cada vez mais frequentes.

Via: Torrent Freak




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/policia-da-italia-fecha-servico-de-iptv-com-faturamento-anual-milionario/103734
Polícia da Itália fecha serviço de IPTV com faturamento anual milionário Polícia da Itália fecha serviço de IPTV com faturamento anual milionário Reviewed by MeuSPY on julho 20, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.