Pressão dos EUA no Brasil causará atrasos na implantação do 5G, diz Huawei

O Brasil poderá sofrer com anos de atraso na implantação de uma rede de comunicações 5G e custos mais altos caso sucumba às pressões crescentes dos Estados Unidos e não inclua a Huawei como uma das fornecedoras de equipamentos, de acordo com um executivo da fabricante chinesa.

As declarações foram feitas enquanto o governo Trump intensifica os esforços para limitar o papel da Huawei na implementação da tecnologia 5G na maior economia da América Latina. Todd Chapman, embaixador dos EUA, chegou a sugerir que o país está disposto a financiar a compra de equipamentos de outros fornecedores para o Brasil, apenas para evitar a Huawei.

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a implementação do 5G teria que atender às necessidades de soberania nacional, informações e segurança de dados. Bolsonaro tem adotado uma postura menos agressiva em relação à China desde que tomou posse, embora seja um aliado próximo de Trump.

Reprodução

Executivo da Huawei diz que substituir empresa no 5G brasileiro causará aumento de preços. Imagem: Exame

Marcelo Motta, diretor de segurança cibernética e soluções da Huawei, afirmou em entrevista nesta segunda-feira (6) que diminuir a participação da Huawei "apenas atrasará a implementação do 5G no Brasil e afetará os preços para as operadoras, provedores regionais de serviços de internet e clientes".

As operadoras do país construíram grande parte de sua infraestrutura usando os equipamentos da Huawei, visto que a companhia reforçou sua presença no Brasil nos últimos 22 anos. "Em lugares onde houve restrições à Huawei, vimos os preços subirem de duas a cinco vezes, muitas vezes inviabilizando os negócios para as operadoras", explicou Motta.

O executivo observou que o Brasil já enfrentava o desafio de expandir sua infraestrutura existente. Alterar o fornecedor exigiria a substituição dos equipamentos já instalados por parte das operadoras, em vez de simplesmente atualizar o que já foi feito.

A Huawei conduziu os testes do 5G com sucesso com todas as principais operadoras do Brasil (TIM, Telefônica, Claro e OI), e está auxiliando na modernização da infraestrutura do país antes do tão aguardado leilão do 5G, organizado pela Anatel.

Motta afirmou que a empresa tem uma solução preparada para trazer o 5G para o Brasil nas frequências existentes, e ainda afirmou que as acusações sobre espionagem feitas pelos EUA são infundadas.

A Huawei, que investiu cerca de US$ 4 bilhões em 5G em todo o mundo nos últimos 10 anos, pretende fabricar a nova tecnologia em uma de suas duas zonas de produção no Brasil. A empresa viu seus custos operacionais aumentarem durante a pandemia, já que menos voos significam transporte aéreo mais caro. No entanto, segundo Motta, essa questão "ainda não é crítica".

Os bloqueios relacionados ao novo coronavírus também aumentaram a demanda pelos serviços e produtos da Huawei, uma vez que o tráfego da rede brasileira aumentou cerca de 50%, segundo ele.

Via: CNA




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/pressao-dos-eua-no-brasil-causara-atrasos-na-implantacao-do-5g-diz-huawei/103346
Pressão dos EUA no Brasil causará atrasos na implantação do 5G, diz Huawei Pressão dos EUA no Brasil causará atrasos na implantação do 5G, diz Huawei Reviewed by MeuSPY on julho 10, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.