UFSC descobre coronavírus em amostra de esgoto de novembro de 2019

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira (2) um estudo que aponta que foram descobertas partículas do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da pandemia de Covid-19, em amostras do esgoto de Florianópolis colhidas no dia 27 de novembro de 2019.

O estudo, intitulado "SARS-CoV-2 in human sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019", conta com a participação de cientistas da UFSC, da Universidade de Burgos, na Espanha, e da startup brasileira BiomeHub. Apesar do resultado até agora, vale lembrar que a pesquisa ainda não foi revisada por pares e que, consequentemente, ainda não foi publicada em nenhuma revista científica, o que garantiria sua veracidade.

Até o momento, essa é a amostra mais antiga do novo coronavírus nas Américas. Ainda que o dia 31 de dezembro marque o início da pandemia com os casos chineses, há, também, registros anteriores: em outubro, no esgoto de Wuhan, na própria China; e no início de dezembro, na Itália.

"O vírus circulava antes mesmo de termos ciência sobre a sua rotina em pacientes ou em humanos, sejam assintomáticos ou sintomáticos", explicou Gislaine Fongaro, cientista do Laboratório de Virologia Aplicada da UFSC e uma das autoras do estudo.

A pesquisa

Para a descoberta, foram analisadas amostras de esgoto bruto de Florianópolis, datadas de outubro de 2019 a março de 2020, que já haviam sido coletadas por outros estudos promovidos pela UFSC. "Trabalhar com amostras de esgoto é uma rotina, sempre se deixam amostras reservadas um banco de amostras em vários laboratórios. Esse local em específico é esgoto bruto da rede pública da região central de Florianópolis", contou Maria Elisa Magri, cientista do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.

Reprodução

Laboratório de Virologia Aplicada. Imagem: Daiane Mayer/Agecom/UFSC

No dia 27 de novembro, a coleta do esgoto apontou, pela primeira vez, uma carga de 100 mil cópias de genoma do novo coronavírus por litro - um número considerado baixo. Nos dias 11 de dezembro e 20 de fevereiro, a carga já era mais elevada. Em 4 de março, a quantidade de Sars-CoV-2 no esgoto de Florianópolis era de um milhão de cópias por litro.

Para confirmar que era mesmo o novo coronavírus, os cientistas fizeram ao menos oito testes com cada amostra baseados em quatro marcadores para o genoma do vírus. "Quando tivemos os testes repetidos, confirmados, interlaboratorial e agora com sequenciamento, não se trata de resultado preliminar. Se tratam de resultados confiáveis e a certeza que é isso mesmo. Claro que esse trabalho tem perspectiva de a gente fazer sequenciamentos do genoma total, de fazer, quiçá, outras coletas, inclusive agora que estamos com um número mais conhecido de casos positivos", disse Fongaro. 

Via: G1




Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/ufsc-descobre-coronavirus-em-amostra-de-esgoto-de-novembro-de-2019/103000
UFSC descobre coronavírus em amostra de esgoto de novembro de 2019 UFSC descobre coronavírus em amostra de esgoto de novembro de 2019 Reviewed by MeuSPY on julho 02, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.