App de câmera usa blockchain para certificar origem das fotos

Um novo aplicativo gratuito de câmera criado sobre uma rede blockchain de segurança protege as fotos tiradas, gerando uma espécie de “certificado de criação” para imagens e rastreando possíveis alterações feitas por terceiros. Disponível para iOS e Android, o Capture surge para preservar a integridade de capturas autorais e para combater notícias falsas.

  • Aeroporto de Frankfurt usa blockchain para rastrear COVID-19
  • O que é blockchain? [indo além do bitcoin]
Aplicativo Capture (imagem: Divulgação)

Aplicativo Capture (imagem: Divulgação)

Todas as imagens criadas através do aplicativo de câmera têm seus metadados e certificados selados em rede blockchain. Os usuários têm a liberdade de configurar as informações precisas que entram nos dados de imagens, como a localização no ato de criação. Então, o software irá registrar quaisquer alterações realizadas nos arquivos. O Capture está disponível para download gratuito na Apple App Store e na Google Play Store e não oferece compras in-app.

Aplicativo é derivado de iniciativa open-source

O Capture é um colaborador ativo da iniciativa de código aberto Starling Framework for Data Integrity. O software surgiu justamente para proteger a veracidade de conteúdo visual online e é responsável pela criação dos certificados e rastreio de alterações nos arquivos. Essa tecnologia blockchain agora foi integrada ao aplicativo de câmera criado pela start-up Numbers Protocol, com sede em Taipei, Taiwan.

Desenvolvido em conjunto pela USC Shoah Foundation e pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Stanford, o Starling Framework for Data Integrity surgiu a partir de múltiplas necessidades. A preservação de testemunhos de sobreviventes de genocídios e de violência em massa é uma delas, originada pelo trabalho da Fundação.

O cofundador da Numbers Protocol, Tammy Yang, já trabalhou no passado com o Starling Framework. Em entrevista para o TechCrunch, ele conta que o objetivo por trás da criação do aplicativo é mudar a indústria da informação.

Pensado para preservar o jornalismo e a verdade

O aplicativo já foi utilizado durante as eleições primárias presidenciais nos Estados Unidos pela Reuters para preservar e armazenar com segurança suas fotos. A funcionalidade se mostra especificamente útil para jornalistas e no combate às fake news, mas qualquer usuário que queira proteger e guardar suas imagens deve se beneficiar do app.

O Capture foi criado para permitir que seus usuários tenham acesso a funcionalidades de verificação e preservação da integridade de seus próprios dados com base no Starling Framework. Yang afirma que as ondas de fake news nos últimos anos criaram mais consciência pública sobre a necessidade de preservar conteúdo original.

“Se o conteúdo é capturado em um aplicativo de câmera e depois copiado para uma plataforma de conteúdo, já é muito difícil verificar sua origem. Se eu tirar uma foto do Facebook e registrar no blockchain, isso não significa nada. É muito diferente se eu criar uma imagem com o aplicativo Capture e registrá-la imediatamente no blockchain”, conclui Yang.

Com informações: TechCrunch

App de câmera usa blockchain para certificar origem das fotos




Fonte: https://tecnoblog.net/402078/app-de-camera-usa-blockchain-para-certificar-origem-das-fotos/
App de câmera usa blockchain para certificar origem das fotos App de câmera usa blockchain para certificar origem das fotos Reviewed by MeuSPY on janeiro 14, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.