Nova Launcher para Android testa nova versão refeita do zero

O Nova Launcher disponível na Play Store será atualizado do zero para poder tirar proveito dos recursos mais recentes do sistema operacional móvel do Google. A mudança, já disponível para testes, não tem como objetivo trazer grandes novidades apenas para a parte visual, mas sim facilitar o trabalho de desenvolvedores que trabalham com este launcher.

  • BIG Launcher: como transformar um celular para idoso
  • Microsoft Launcher: como fazer do Android uma extensão do seu PC
Nova Launcher (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Nova Launcher (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A maior mudança de todas é a troca do Launcher2 para o Launcher3 do projeto de código aberto do Android, lançado junto do Android 7.1 Nougat. Com ela o Nova Launcher consegue tirar proveito de muitas peculiaridades e entregar algumas novidades para o usuário deste aplicativo.

As principais mudanças sentidas diretamente pelo usuário final, segundo a nota de lançamento deste update, são as seguintes:

  • Pastas de ícones em formato redondo;
  • Paginação da pasta é feita verticalmente;
  • Gesto para baixo nos ícones (apenas para o usuário Prime);
  • Barra de busca na gaveta de aplicativos pode ser posicionada na parte inferior;
  • Mais opções para a janela de busca do Nova Launcher;
  • Menu para salvar um APK;
  • Melhorias para ícones alterados em temas;
  • Possibilidade de desativar resposta tátil ao expandir notificações;
  • Muitas correções de bugs.

Este é o changelog oficial do próprio Nova Launcher redesenhado, chamado também de Nova Launcher 7, mas usuários que discutem as alterações implementadas nesta fase de testes garantem que algumas coisas já mudaram. Não ao ponto de remover algum recurso, mas sim de adicionar outros que não estão nesta lista – ela representa o primeiro beta.

Por dentro muita coisa muda para o desenvolvedor, que não precisa mais tentar alguma gambiarra para fazer novos recursos do projeto de código aberto do Android chegarem ao Nova Launcher. Até mesmo as animações anunciadas pelo Google podem ser trabalhadas com mais facilidade.

Não existe previsão de lançamento deste Nova Launcher

Se você ficou animado com a lista de novidades, ou então quer receber esta nova versão do launcher o quanto antes, é bom ajustar as expectativas. Dentro do servidor do Discord, onde estão as instruções para o download, o time de desenvolvimento é claro ao não colocar nenhum prazo para o lançamento.

O servidor também é o local onde os bugs são apresentados e as correções acontecem, mas outros trabalhos estão disponíveis para quem está empenhado, como é o caso da tradução para toda a interface do Nova Launcher.

Recentemente o Nova Launcher Prime, versão paga do programa, entrou em fase de promoção para o menor valor possível dentro da Play Store de diversos países. No Brasil o aplicativo, que normalmente custa R$ 15, passou a ter o valor alterado para R$ 0,99. Infelizmente a promoção já acabou.

Com informações: XDA-Developers.

Nova Launcher para Android testa nova versão refeita do zero




Fonte: https://tecnoblog.net/399029/nova-launcher-para-android-testa-nova-versao-refeita-do-zero/
Nova Launcher para Android testa nova versão refeita do zero Nova Launcher para Android testa nova versão refeita do zero Reviewed by MeuSPY on janeiro 05, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.