Satélite brasileiro Amazonia 1 será lançado para medir desmatamentos

O Brasil terá mais um satélite ainda neste mês: o Amazonia 1 será lançado no dia 28 de fevereiro de 2021 a partir da base de Sriharikota, na Índia. O equipamento foi totalmente desenvolvido em território nacional e será destinado para observar e monitorar o desmatamento no país.

  • SpaceX lança satélites com lasers para melhorar internet Starlink
  • Como rastrear satélites da Starlink no céu do Brasil
Satélite Amazonia-1 será lançado em 28 de fevereiro (Imagem: Reprodução/INPE)

Satélite Amazonia 1 será lançado em 28 de fevereiro (Imagem: Reprodução/INPE)

Com vida útil de quatro anos, o Amazonia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra que foi projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O desenvolvimento foi coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a execução foi feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

De acordo com o Convergência Digital, o Amazonia 1 faz parte do projeto Missão Amazônia e se junta a outros dois satélites brasileiros de sensoriamento remoto, que foram desenvolvidos em parceria com a China. O programa prevê o desenvolvimento e lançamento de outros dois satélites, o Amazonia 1B e o Amazonia 2.

Inicialmente, o Amazonia-1 seria enviado ao espaço no dia 22 de fevereiro, mas uma solicitação do provedor de lançamento pediu adiamento após constatar que o terceiro e quarto estágios demandariam mais tempo de preparação. O equipamento foi transportado para a base da Índia em dezembro de 2020.

Satélite irá monitorar desmatamentos no Brasil

Com objetivo de monitorar desmatamentos, o satélite Amazonia 1 deve auxiliar a fiscalização do desmatamento no Brasil, especialmente na região da floresta amazônica. Além disso, o equipamento irá monitorar a agricultura em todo o território nacional.

O Amazonia 1 irá gerar imagens do planeta a cada cinco dias, e conta com uma espécie de câmera que é capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 quilômetros. O satélite ficará numa altura de 700 km e pesa cerca de 638 kg. Por dentro, ele possui 6 km de fios e 14 mil conexões elétricas.

Satélite brasileiro Amazonia 1 será lançado para medir desmatamentos




Fonte: https://tecnoblog.net/408801/brasil-prepara-lancamento-de-satelite-amazonia-1-para-medir-desmatamentos/
Satélite brasileiro Amazonia 1 será lançado para medir desmatamentos Satélite brasileiro Amazonia 1 será lançado para medir desmatamentos Reviewed by MeuSPY on fevereiro 04, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.