Android compartilha 20x mais dados com Google do que iOS com Apple, diz estudo

Não é novidade para ninguém que o celular coleta nossos dados o tempo todo, assim como os aplicativos instalados. No entanto, o pesquisador Douglas J. Leith, do Trinity College (Irlanda), procurou entender melhor como as empresas por trás disso atuam e conseguiu revelar que o sistema Android compartilha 20 vezes mais dados com o Google do que iOS com a Apple.

  • Após falha no MTE, dados de 9 milhões de brasileiros são liberados de graça
  • Como anunciantes rastreiam sites que você visita e apps que usa

Android coleta mais dados do que iOS

Android 11 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Android 11 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O estudo de Leith ressalta que ambas as empresas têm acesso às informações dos usuários. Os dois sistemas enviam dados de atividades simples, como navegação na tela de ajustes e introdução do SIM card. A coleta é realizada até mesmo quando o dispositivo está ocioso; ele pode ser conectado ao servidor back-end a cada cinco minutos.

Chama a atenção como o Android obtém mais informações: ao ligar o celular, o sistema envia 1 MB de dados para o Google; a Apple, 42 KB. O Android encaminha, automaticamente, detalhes a partir do YouTube, Chrome, Google Messenger, Google Docs e da barra de busca. Já a Apple puxa materiais oriundos do navegador Safari, do iCloud e da Siri.

iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

iPhone 12 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Mesmo quando você não está mexendo no telefone, o Android pode enviar 1 MB de dados a cada 12 horas, enquanto o iOS expede menos: 52 KB nesse mesmo período. Analisando coletivamente (nos Estados Unidos), o Google pode receber cerca de 1,3 TB de informações a cada 12 horas, enquanto a Apple coleta 5,8 GB no mesmo período.

Para apresentar esses números, Leith usou um Google Pixel 2 com Android 10 (e Google Play Services habilitado) e um iPhone 8 com iOS 13.6.1 (desbloqueado com exploit Checm8).

Google se defende (e Apple também)

Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Por sua vez, o Google criticou o estudo, dizendo que as informações compartilhadas por Leith se baseiam em métodos falhos. A empresa não negou que coleta dados e disse que isso é normal com qualquer aparelho conectado à internet.

A Apple também não gostou dos números apresentados. Um porta-voz da empresa informou que o estudo entende “coisas erradas” e ressaltou que o iOS é transparente com coleta de dados e que o usuário tem controle de todas essas informações.

Identificamos falhas na metodologia do pesquisador para medir o volume de dados e discordamos das afirmações de que um dispositivo Android compartilha 20 vezes mais dados do que um iPhone. De acordo com nossa pesquisa, essas descobertas estão erradas por uma ordem de magnitude, e compartilhamos nossas preocupações metodológicas com o pesquisador antes da publicação.

Porta-voz do Google.

Com informações: ArsTechnica e AppleInsider

Android compartilha 20x mais dados com Google do que iOS com Apple, diz estudo


como rastrear um celular pelo google maps


Fonte: https://tecnoblog.net/427289/android-compartilha-20x-mais-dados-com-google-do-que-ios-com-apple-diz-estudo/
Android compartilha 20x mais dados com Google do que iOS com Apple, diz estudo Android compartilha 20x mais dados com Google do que iOS com Apple, diz estudo Reviewed by MeuSPY on março 31, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.