Governo libera emissão remota de certificado digital com validação via CNH

O governo simplificou as regras para emissão de certificado digital. Agora, quem emitiu ou renovou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) após 2017 pode emitir o documento por meio de chamadas de vídeo. A opção começou a ser oferecida agora em março e deverá beneficiar cerca de 74 milhões de pessoas no Brasil.

  • O que é uma assinatura digital?
  • Documentos de registro e transferência de veículo agora são digitais
CNH pode ser usada para emitir certificado digital

CNH pode ser usada para emitir certificado digital

As chamadas de vídeo serão usadas para coletar os dados biométricos necessários para a emissão do certificado digital. Durante o atendimento, uma foto do requerente é capturada ao vivo para realizar o reconhecimento facial. O processo usa ainda as impressões digitais armazenadas junto com a CNH.

A restrição para documentos emitidos ou renovados após 2017 existe devido à forma como os documentos foram criados. A partir deste ano, as carteiras de motoristas passaram a ser cadastradas pelo Datavalid, um sistema desenvolvido pelo Serpro para permitir a validação de informações em tempo real.

Emissão de certificado digital pela internet

O atendimento virtual foi liberado em uma instrução normativa publicada em fevereiro pelo governo federal. A expectativa é de que, além de ampliar o acesso ao certificado digital, a medida permita que ele continue sendo emitido respeitando as limitações de contato físico durante a pandemia do novo coronavírus.

O certificado digital permite que pessoas físicas e jurídicas enviem assinatura eletrônica de documentos e transações online. O documento funciona como uma carteira de identidade virtual e fica armazenado em tokens, cartões com chip, computadores, dispositivos móveis ou nuvem.

O gerente do Serviço de Certificação Digital do Serpro, Pedro Motta, estima que a solução é aceita em mais de 2 mil ambientes na internet. “É uma tecnologia que possui a mesma validade jurídica de uma firma reconhecida em cartório. Como a identificação é rápida e segura, seu uso traz diversas vantagens”, afirma.

Com informações: Serpro.

Governo libera emissão remota de certificado digital com validação via CNH


localizar meu celular samsung


Fonte: https://tecnoblog.net/419792/governo-libera-emissao-remota-de-certificado-digital-com-validacao-via-cnh/
Governo libera emissão remota de certificado digital com validação via CNH Governo libera emissão remota de certificado digital com validação via CNH Reviewed by MeuSPY on março 10, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.