Japão e China avançam no desenvolvimento de criptomoedas estatais

As CBDCs, ou criptomoedas de bancos centrais, são uma pauta prioritária em muitos países. Nesse momento, a China já está colocando em circulação uma primeira versão do iuan digital. Já o Japão anunciou nesta sexta-feira (26) que estabeleceu um comitê especial para reunir instituições financeiras privadas e estatais para compartilhar os avanços de sua moeda protótipo.

  • Fed diz que criptomoedas estatais devem coexistir com dinheiro físico
  • O que é blockchain? [indo além do bitcoin]
Carteiras digitais começam a ser testadas em bancos estatais chineses para receber CBDC (Imagem: Adrian Korte/Flickr)

Carteiras digitais começam a ser testadas em bancos estatais chineses para receber CBDC (Imagem: Adrian Korte/Flickr)

Os bancos centrais não querem ficar para trás enquanto o rumo do sistema monetário caminha para a digitalização e empresas privadas como o Facebook possuem planos para lançar novas criptomoedas pensadas para pagamentos. Uma CBDC poderia ter muitas utilidades, uma delas seria a facilitação de transações internacionais, mas para isso regulamentações globais devem primeiro ser estabelecidas.

Japão cria comitê para implementar protótipo de CBDC

Em comunicado, o Banco Central do Japão disse: “Através deste comitê, compartilharemos detalhes e providenciaremos atualizações sobre o protótipo de CBDC com o setor privado e governamental. Também buscaremos conselhos sobre os próximos passos para atingir uma primeira implementação mais suave”.

O governo japonês vem se preparando para lançar um piloto de CBDC desde outubro de 2020 e a primeira fase de testes deverá se iniciar no próximo mês. Assim, além da China, o Japão é um dos países mais próximos de criar uma criptomoeda estatal completa e operante.

Porém, um iene digital definitivo não deve chegar tão cedo. O Banco Central do Japão disse que não há nenhuma estimativa para o lançamento completo de sua CBDC, porém o país pretende se manter na vanguarda do desenvolvimento de um novo sistema de pagamentos.

Bancos chineses já estão testando carteiras digitais

Enquanto isso, nesta última terça-feira (23), a China revelou que seis bancos estatais já começaram os testes com serviços de carteiras digitais, preparando o terreno para lançar sua CBDC. Assim, clientes interessados já podem se cadastrar para participar da fase de testes.

A China também vem testando seu CBDC nos centros metropolitanos de Pequim, Shenzhen, Suzhou e Chengdu desde outubro de 2020 através de eventos e distribuições pontuais da criptomoeda.

No final de janeiro, US$ 3 milhões em iuan digital foram distribuídos através de loterias festivas. O governo chinês promoveu eventos durante o tradicional festival de lanternas, sorteando “envelopes vermelhos” que continham aproximadamente US$ 31 na CBDC para 100 mil vencedores. A intenção era promover a criptomoeda estatal no mercado, tornando-a mais conhecida pela população enquanto se analisa sua adesão e uso controlado.

China propõe regulamentação global para CBDCs

Nesta semana, o governo da China discursou sobre as CBDCs durante uma conferência promovida pelo Banco de Compensações Institucionais (BIS). O oficial do banco central chinês, Mu Changchun, propôs oficialmente que todos as maiores economias do mundo trabalhem juntas para estabelecer regulamentações globais sobre as criptomoedas estatais.

Segundo ele, a “interoperabilidade deve ser implementada entre sistemas de criptomoedas de bancos centrais”. Changchun disse também que essas CBDCs devem operar utilizando a tecnologia blockchain, assim como o bitcoin (BTC). Dessa maneira, um sistema de pagamentos internacionais mais simples e com menos taxas poderia ser criado em um futuro próximo.

Com informações: CoinTelegraph, Business Insider

Japão e China avançam no desenvolvimento de criptomoedas estatais


rastrear pelo numero


Fonte: https://tecnoblog.net/425648/japao-e-china-avancam-no-desenvolvimento-de-criptomoedas-estatais/
Japão e China avançam no desenvolvimento de criptomoedas estatais Japão e China avançam no desenvolvimento de criptomoedas estatais Reviewed by MeuSPY on março 26, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.