Medidores de pressão equipados com Bluetooth são homologados na Anatel

36 milhões de adultos brasileiros têm hipertensão, de acordo com a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo). A pressão alta é fator de risco para doenças do coração e requer aferições regulares. Os medidores GP480BT e LA850BT, que devem ser lançados como G-Tech Smart Connect, foram homologados pela Anatel para venda no Brasil – e ambos têm Bluetooth para se conectar ao celular.

  • Galaxy Watch Active 2 é atualizado com app de ECG e pressão no Brasil
  • Como fazer um eletrocardiograma no Apple Watch [ECG]
Medidor de pressão G-Tech LA850BT com Bluetooth (Imagem: Reprodução / Anatel)

Medidor de pressão G-Tech LA850BT com Bluetooth (Imagem: Reprodução / Anatel)

Alguns medidores de glicemia têm Bluetooth

Antes de detalhar os medidores de pressão, queria dar um pouco de contexto. Minha mãe tem hipertensão e diabetes, mas o medidor de pressão dela acabou ficando em outra cidade, enquanto o aparelho de glicemia foi abandonado pela fabricante – ou seja, não há como comprar tiras de teste para aferir o “açúcar no sangue”.

Isso não era um problema porque minha mãe costumava fazer o acompanhamento nas visitas regulares aos médicos. Com a pandemia, tudo mudou. Em julho, ela foi internada com a pressão em torno de 20/10; o ideal é que isso não ultrapasse 13/8.

A hipertensão é um mal silencioso, que costuma exibir sintomas só quando a situação está grave. Para evitar que isso acontecesse de novo, eu pesquisei por aparelhos para medir a pressão e glicemia em casa.

Eu fiquei impressionado com um monitor de glicemia equipado com Bluetooth: o Accu-Chek Guide custa praticamente o mesmo que os concorrentes, mas sincroniza os dados com um app de celular de forma automática. Dessa forma, eu consigo acompanhar as medidas mesmo estando em outra cidade.

Com o medidor de pressão, foi diferente. Até encontrei um modelo com Bluetooth – o HEM-9200T da Omron – mas ele custava o triplo que uma versão semelhante sem conectividade (HEM-7122), que acabei comprando.

G-Tech Smart Connect se conecta ao celular via Bluetooth

Medidor de pressão G-Tech GP480BT com Bluetooth (Imagem: Reprodução / Anatel)

Medidor de pressão G-Tech GP480BT com Bluetooth (Imagem: Reprodução / Anatel)

Aí entram os aparelhos de pressão homologados pela Anatel, que devem ser comercializados sob o nome G-Tech Smart Connect. O GP480BT é um medidor de pulso que exige duas pilhas AAA; enquanto isso, o LA850BT vem com braçadeira e precisa de quatro pilhas AAA – ele também funciona via USB.

O manual do usuário mostra que ambos os modelos têm basicamente a mesma interface: uma tela monocromática que exibe a pressão sistólica e diastólica, a frequência cardíaca, o nível de bateria, a média das três últimas medições e o ícone de Bluetooth.

A conectividade Bluetooth é ativada por padrão (podendo ser desligada) e serve para sincronizar automaticamente o resultado de cada medição com o smartphone. Isso exige a instalação do aplicativo G-Tech, que já está disponível para Android e iPhone; no entanto, ele atualmente funciona só com monitores de glicemia compatíveis.

GP480BT é usado no pulso (Imagem: Reprodução / Anatel)

GP480BT é usado no pulso (Imagem: Reprodução / Anatel)

O GP480BT e LA850BT foram homologados em dezembro de 2020, mas parecem ainda não estar à venda no Brasil. A certificação da Anatel foi emitida a pedido da Accumed, responsável pela marca G-Tech; eles são fabricados pela chinesa Living Science.

Acredito que o GP480BT, por ser um medidor de pulso, deve ser mais acessível. Até mesmo o LA850BT com braçadeira poderia chegar a um preço aceitável: o concorrente Omron HEM-9200T era vendido por R$ 699, mas recebeu desconto e baixou para R$ 299.

LA850BT faz medições a partir do braço (Imagem: Reprodução / Anatel)

LA850BT faz medições a partir do braço (Imagem: Reprodução / Anatel)

Colaborou: Everton Favretto.

Medidores de pressão equipados com Bluetooth são homologados na Anatel


como rastrear celular roubado desligado


Fonte: https://tecnoblog.net/422411/medidores-de-pressao-equipados-com-bluetooth-sao-homologados-na-anatel/
Medidores de pressão equipados com Bluetooth são homologados na Anatel Medidores de pressão equipados com Bluetooth são homologados na Anatel Reviewed by MeuSPY on março 18, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.