Qualcomm Snapdragon SC8280 para PCs deve ser rival do Apple M1

A essa altura, ninguém tem dúvida de que o M1 é um grande acerto da Apple. Pode ser que, em um futuro relativamente próximo, usuários de PCs consigam usufruir de um chip equivalente: crescem os rumores sobre a Qualcomm estar trabalhando em um processador de codinome Snapdragon SC8280 que poderia, finalmente, fazer a plataforma ARM vingar no Windows.

  • Snapdragon Sound quer melhorar fones de ouvido Bluetooth no Android
  • Qualcomm Snapdragon 870 é a versão turbinada do Snapdragon 865+
Qualcomm Snapdragon (imagem: divulgação/Qualcomm)

Qualcomm Snapdragon (imagem: divulgação/Qualcomm)

Não que a Qualcomm já não tenha tentado. Em 2019, a companhia apresentou o Snapdragon 8cx, processador com arquitetura ARM desenvolvido especialmente para notebooks com Windows 10. No mesmo ano, a Samsung anunciou o Galaxy Book S, notebook ultrafino baseado nesse chip.

Graças ao novo chip, o laptop da Samsung consegue alcançar autonomia de até 23 horas, uma duração de bateria impressionante para um computador tão portátil.

Mas, apesar dos esforços da Qualcomm, notebooks com tecnologia ARM ainda esbarram em problemas de compatibilidade com softwares e inconsistências no desempenho. Foi por isso, provavelmente, que a Samsung lançou uma versão do Galaxy Book S com chip Intel Lakefield no ano seguinte.

  • [Review] Notebook Samsung Galaxy Book S: finíssimo e com chip híbrido

Em novembro de 2020, a Qualcomm anunciou o Snapdragon 8cx Gen 2, mas essa versão trouxe apenas suporte melhorado a tecnologias de conectividade. Praticamente nada mudou no quesito desempenho na comparação com o primeiro 8cx.

Galaxy Book S (imagem: divulgação/Samsung)

Galaxy Book S (imagem: divulgação/Samsung)

Snapdragon SC8280: mais desempenho

Se os rumores estiverem certos, a Qualcomm vai esboçar uma reação verdadeira com o Snapdragon SC8280. As primeiras informações sobre esse chip surgiram em janeiro e dão conta de que ele será tecnicamente parecido com o Snapdragon 888.

Parecido até certo ponto. O Snapdragon 888 tem o Cortex-X1 como núcleo principal, três núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e quatro núcleos Cortex-A55 para tarefas simples. Já o Snapdragon SC8280 poderá combinar apenas núcleos de alto desempenho, mas com frequências diferentes, de acordo com informações recentes do site alemão WinFuture.

Pelo menos duas versões do chip estariam sendo testadas pela Qualcomm, ainda de acordo com o veículo. Uma delas supostamente conta com quatro núcleos de alto desempenho identificados como “Gold+” mais quatro núcleos “Gold”. Eles teriam frequências de 2,7 GHz e 2,43 GHz, respectivamente, e essa seria a diferença primordial entre eles.

GPU Adreno 690 e NPU para tarefas de inteligência artificial também fariam parte das especificações do novo chip.

No fim das contas, o objetivo da Qualcomm seria um só: fazer do Snapdragon SC8280 um chip ARM com muito mais desempenho em relação aos modelos Snapdragon 8cx e, assim, torná-lo um equivalente do Apple M1 para o segmento de PCs.

Mas convém controlar as expectativas. A Qualcomm não comenta o assunto e tudo ainda está na fase dos rumores.

Qualcomm Snapdragon SC8280 para PCs deve ser rival do Apple M1


como localizar celular pelo google


Fonte: https://tecnoblog.net/419300/qualcomm-snapdragon-sc8280-rival-apple-m1-pcs/
Qualcomm Snapdragon SC8280 para PCs deve ser rival do Apple M1 Qualcomm Snapdragon SC8280 para PCs deve ser rival do Apple M1 Reviewed by MeuSPY on março 09, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.