Android 12 vai dedurar apps que acessam o que usuário copiou

O Android 12 ainda está bem longe das pessoas, mas o site XDA-Developers conseguiu colocar as mãos em uma versão de testes para desenvolvedores do sistema operacional e encontrou novidades interessantes para privacidade, sendo a maior delas em um alerta para quando um aplicativo acessa o conteúdo que o usuário copiou – mais ou menos como no iOS 14.

  • Vazamento do Android 12 revela mudanças na interface e recursos
  • Android 12 tem primeira prévia liberada; conheça as novidades
Apps no <a href='https://meuspy.com/tag/Espiao-para-Android-gratis'>Android</a> (Imagem: Andrew Mantarro/Unsplash)

Apps no Android (Imagem: Andrew Mantarro/Unsplash)

Este dedo duro muito importante é ativado dentro dos ajustes do próprio sistema, na parte de privacidade do usuário. Lá existe uma opção chamada “Show clipboard access”, que pode ser traduzida como “Exibir acesso da área de transferência” e basicamente mostra um alerta sempre que um aplicativo lê o conteúdo copiado, mesmo quando este app é o destino esperado para o texto, número ou qualquer informação armazenada.

Acessar de pronto a área de transferência não chega a ser um problema. Eu mesmo adoro essa função em aplicativos de banco, que logo quando abertos já alertam a presença de um código de barras no clipboard, agilizando o pagamento do boleto. O problema é quando um app acessa esse conteúdo sem oferecer algo em troca para o usuário. Exemplos deste caso podem ser jogos e redes sociais.

Android 12 melhora alerta de localização e instalação de apps

Outras duas novidades encontradas na versão de testes do Android 12, focando na privacidade, envolvem o alerta para quando um aplicativo pede a localização do usuário e a instalação de lojas de aplicativos terceiras.

Começando pelo GPS, desde o Android 11 a o acesso para as informações sobre a localização do usuário ganhou mais passos, tornando mais seguro o uso do próprio smartphone. No Android 12 este dado ganha mais filtros, permitindo que o dono do aparelho escolha se quer compartilhar sua posição com alta ou baixa precisão.

Android 12 é ainda mais transparente com localização do usuário (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Localização no Android 12 (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Na imagem do próprio sistema, a alta precisão aponta a localização exata do celular, listando o nome da rua e até mesmo em que parte dela ele está. Já o dado com menos detalhe exibe algo como a porção da cidade onde a pessoa está, com no máximo o nome do bairro e nada mais. Além disso, o aplicativo precisará pedir a permissão do usuário para coletar esse tipo de informação, mesmo quando ele não estiver aberto na tela.

Levar aplicativos por fora da Play Store continua não sendo uma ação recomendada pelo sistema operacional, até mesmo para segurança do usuário, mas trazer lojas terceiras para o Android 12 será um processo mais rápido. Uma vez baixado o APK, o alerta para liberar este tipo de instalação aparece e em seguida outro pop-up é exibido, perguntando se o usuário quer realmente prosseguir.

Este último bloco para permissão só apareceria depois de um toque intermediário, agora ele é instantâneo. Por um lado o Android 12 encurta os passos para instalar um APK, por outro ele força um segundo alerta para indicar o possível risco que esse aceite pode trazer.

A última novidade encontrada dentro do ajuste de privacidade do Android 12 lida com a leitura de notificações por alguns aplicativos. Este tipo de função parece estranha, mas é crucial para que serviços como Android Auto mostrem o que chegou no aparelho, ou então para o mesmo objetivo em um smartwatch.

Controle para leitura de notificações no <a href='https://meuspy.com/tag/Espiao-para-Android-gratis'>Android</a> 12 (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Controle para leitura de notificações no Android 12 (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

No Android 12 o usuário poderá filtrar como e quais alertas o serviço conseguirá ler. Nos ajustes é possível liberar ou não o acesso para tudo que chega em tempo real, ou então entregar apenas conversas de mensageiros e SMS, escolhendo até mesmo se o grupo padrão ou de notificações silenciadas será interceptado.

O Android 12 ainda está em fase de testes com desenvolvedores, com uma prévia liberada em fevereiro deste ano. A apresentação oficial com as novidades criadas para este sistema operacional deve acontecer durante o Google I/O, marcado para acontecer entre os dias 18 e 20 de maio.

Com informações: XDA-Developers.

Android 12 vai dedurar apps que acessam o que usuário copiou


rastrear celular pelo imei google


Fonte: https://tecnoblog.net/431818/android-12-vai-dedurar-apps-que-acessam-o-que-usuario-copiou/
Android 12 vai dedurar apps que acessam o que usuário copiou Android 12 vai dedurar apps que acessam o que usuário copiou Reviewed by MeuSPY on abril 14, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.