Apple ativa servidores de iCloud na China sob comando de empresa estatal

O data center que a Apple construiu no interior da China para armazenar domesticamente dados de clientes do iCloud entrou em funcionamento nesta semana. O conjunto de servidores fica na província de Guizhou, no sudoeste do país, a cerca de 2 mil quilômetros da capital Pequim.

  • Desenvolvedor Linux descobre que Apple M1 tem falha incorrigível
  • Como cadastrar senhas nas Chaves do iCloud
Apple Store em Pequim, China (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple Store em Pequim, China (Imagem: Divulgação/Apple)

Firma estatal tem os direitos legais do iCloud na China

A construção do data center para armazenar dados do iCloud de usuários chineses começou em março de 2019; autoridades do governo afirmam que ele está ativo desde terça-feira (25). Apesar de a Apple ser a dona oficial, quem deve administrá-lo é a firma estatal Guizhou-Cloud Big Data (GCBD). Além desse projeto, a big tech americana planeja construir mais servidores no interior da Mongólia – uma região autônoma controlada pela China.

Em 2016, o governo chinês aprovou uma lei de cibersegurança que obriga grandes empresas de tecnologia — como a Apple — a guardarem dados dos clientes chineses somente dentro do país. No ano seguinte, a fabricante do iPhone fechou contrato com o governo de Guizhou para construir um data center na região.

A legislação dos EUA proíbe a Apple de oferecer dados para autoridades políticas. Por isso, visando cumprir com a regulamentação americana e chinesa ao mesmo tempo, a empresa concedeu os direitos legais do iCloud na China à Guizhou-Cloud.

De acordo com o site de notícias estatal XinhuaNet, o data center deve melhorar a experiência de navegação do usuário chinês em termos da velocidade e confiabilidade, assim como melhorar a qualidade dos serviços da Apple no interior da China.

Apple afirma que só ela tem acesso a dados

A Apple afirma que só ela possui a chave de criptografia dos dados de seu data center, mas, como a Guizhou-Cloud tem acesso ao local, essa versão da empresa norte-americana é contestada por especialistas; a presença física da firma estatal permite a troca de informações com o governo chinês.

O CEO Tim Cook defendeu a parceria com o governo no julgamento contra a Epic Games: “Nós enviamos à China o mesmo iPhone que enviamos ao resto do mundo. Tem a mesma criptografia, o mesmo iMessage e, a não ser pela parte do iCloud, é exatamente o mesmo produto”. O executivo é um dos responsáveis pela entrada da Apple no mercado chinês, o segundo maior do mundo para a empresa.

Como revelou uma investigação conduzida pelo New York Times, a Apple tem uma política de moderação firme sobre a App Store na China: a empresa censurou aplicativos que poderiam ser usados, inclusive, para marcar protestos pró-democráticos.

Autoridades no mundo da tecnologia, entre elas o fundador do Telegram Pavel Durov, têm criticado duramente a Apple por uma contradição entre o discurso da empresa, que alega ter a privacidade como um valor inegociável, e sua postura na China.

Com informações: AppleInsider.

Apple ativa servidores de iCloud na China sob comando de empresa estatal


rastrear chip nextel


Fonte: https://tecnoblog.net/446436/apple-ativa-servidores-de-icloud-na-china-sob-comando-de-empresa-estatal/
Apple ativa servidores de iCloud na China sob comando de empresa estatal Apple ativa servidores de iCloud na China sob comando de empresa estatal Reviewed by MeuSPY on maio 28, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.