Firefox vai adotar mudança polêmica do Chrome para bloqueadores de anúncios

A Mozilla anunciou que o Firefox irá adotar a interface de programação Manifest v3, com maior foco em privacidade, a partir de 2022. Trata-se da mesma solução usada para as extensões do Chrome, e que gerou polêmica ao ser anunciada pelo Google por afetar a execução de bloqueadores de anúncios no browser.

  • Google Chrome 91 é até 23% mais rápido graças a estas duas mudanças
  • Microsoft Edge cresce e Firefox cai entre navegadores para desktop
Mozilla Firefox (Imagem: reprodução/Firefox)

Mozilla Firefox (Imagem: reprodução/Firefox)

Uma das mudanças mais significativas da Manifest v3 diz respeito à API declarativeNetRequest (DNR) em substituição à API webRequest que, de acordo com o Google, “dá acesso a dados potencialmente confidenciais do usuário”. A DNR oferece funcionalidades semelhantes à API webRequest, mas exige que o desenvolvedor envie a sua lista de filtros de bloqueio ao navegador sob o argumento de maior segurança.

A dona do Firefox argumenta que está oferecendo suporte às extensões Manifest v3 para “manter um alto grau de compatibilidade para suportar o desenvolvimento entre navegadores”, mas que sua implementação terá divergências da do Chrome “onde [a empresa] achar importante”.

Na prática, a solução consiste em continuar permitindo a API webRequest enquanto adiciona suporte à DNR para que os desenvolvedores possam “escolher a abordagem que funciona melhor para eles e seus usuários”.

“Apoiaremos o bloqueio de webRequest até que haja uma solução melhor que cubra todos os casos de uso que consideramos importantes, uma vez que a DNR, conforme implementado atualmente pelo Chrome, ainda não atende às necessidades dos desenvolvedores de extensão”, afirma a Mozilla em seu blog oficial.

Além de incluir suporte à API declarativeNetRequest, a Mozilla vai ativar proteções de origem cruzada para ajudar na privacidade dos cookies e pretende implementar um sistema semelhante ao do Chrome que permita aos usuários controlar as extensões ativas.

Microsoft Edge também aderiu à Manifest v3

A Microsoft também optou por adotar a interface Manifest v3. A dona do navegador Edge, que é baseado em Chromium, reconheceu o valor dos ad blockers, mas acredita que a maioria das preocupações dos desenvolvedores foram resolvidas.

Segundo os desenvolvedores, a Manifest v3 impediria o funcionamento dos bloqueadores, já que ela poderia barrar a execução completa de ações necessárias para a filtragem de publicidade em uma página da web.

Na época, o Google chegou a aumentar o número de regras permitidas inicialmente, mas manteve o posicionamento de que as restrições são necessárias para evitar o comportamento abusivo de determinados plugins.

Além disso, as extensões que utilizam Manifest v2 ainda funcionarão por pelo menos mais um ano.

Com informações: Mozilla e 9To5Google

Firefox vai adotar mudança polêmica do Chrome para bloqueadores de anúncios


localizar telefone pelo google


Fonte: https://tecnoblog.net/447200/firefox-vai-adotar-mudanca-polemica-do-chrome-para-bloqueadores-de-anuncios/
Firefox vai adotar mudança polêmica do Chrome para bloqueadores de anúncios Firefox vai adotar mudança polêmica do Chrome para bloqueadores de anúncios Reviewed by MeuSPY on maio 31, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.