Golpe no WhatsApp usa nome do Ministério Público para roubar dinheiro

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) emitiu um comunicado na quinta-feira (13) para alertar sobre golpes por WhatsApp ou e-mail que usam nomes de promotores e procuradores do Ministério Público. As mensagens fraudulentas contêm links para malwares que possibilitam captura de dados do usuário ou outras ações maliciosas.

  • Golpe engenhoso rouba WhatsApp de quem tem conta protegida por senha
  • Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp
WhatsApp no <a href='https://meuspy.com/tag/Espiao-para-Android-gratis'>Android</a> (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

WhatsApp no Android (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

De acordo com o órgão, os e-mails usados pelos golpistas trazem o nome e o símbolo do Ministério Público Federal. Além disso, o seu conteúdo afirma que o usuário está sendo intimado para comparecer a audiências.

A pessoa é então instruída a clicar no link para obter mais detalhes. Como já ficou claro, o link é malicioso.

No caso do WhatsApp, os golpistas enviam mensagens se passando por promotores de justiça. Nelas, eles tentam induzir o usuário a realizar depósitos bancários ou a apoiar o deslocamento desses profissionais à localidade da vítima, por exemplo. Mas é tudo falso.

Ocorrências do tipo estão sendo investigadas em Minas Gerais. Dada a gravidade do assunto, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também instaurou um procedimento para investigar essas ações.

Alerta sobre golpes por WhatsApp e e-mail (imagem: divulgação/MPDFT)

Alerta sobre golpes por WhatsApp e e-mail (imagem: divulgação/MPDFT)

Como sempre, a melhor arma contra esse tipo de prática é a prevenção. A velha orientação de tomar cuidado com links em mensagens continua valendo. No mesmo sentido, o MPDFT lembra que o Ministério Público não faz intimações por e-mail.

O órgão também orienta o cidadão que recebeu contato de algum representante ministerial a conferir os dados e número de telefone da pessoa junto a promotorias de justiça ou no site do Ministério Público da União.

Denúncias de golpes similares a esses podem ser encaminhadas ao CNMP pelo e-mail [email protected]. Para golpes envolvendo o nome do MPDFT, o órgão pede que a denúncia seja feita à sua ouvidoria por formulário online ou pelo telefone 0800-644-9500.

Golpe no WhatsApp usa nome do Ministério Público para roubar dinheiro


baixar aplicativo para rastrear celular


Fonte: https://tecnoblog.net/442202/mpdft-alerta-golpes-whatsapp-e-mail-ministerio-publico/
Golpe no WhatsApp usa nome do Ministério Público para roubar dinheiro Golpe no WhatsApp usa nome do Ministério Público para roubar dinheiro Reviewed by MeuSPY on maio 14, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.