Microsoft revela novo golpe em massa dos hackers da SolarWinds em 24 países

A Microsoft descobriu que os hackers por trás do ataque à SolarWinds voltaram a agir. De acordo com a companhia, eles executaram, nesta semana, uma ação maliciosa por e-mail que visava cerca de 150 organizações de 24 países, incluindo os Estados Unidos. Entre os alvos estavam órgãos governamentais.

  • Desenvolvedor Linux descobre que Apple M1 tem falha incorrigível
  • Golpe engenhoso rouba WhatsApp de quem tem conta protegida por senha
Microsoft revela novo ataque do Nobelium (imagem: Darwin Laganzon/Pixabay)

Microsoft revela novo ataque do Nobelium (imagem: Darwin Laganzon/Pixabay)

Identificado como Nobelium, o grupo hacker tem ligação com o Serviço de Inteligência Estrangeiro da Rússia, afirma a Microsoft. Para executar o ataque mais recente, os invasores tiveram acesso à conta da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no serviço de marketing online Constant Contact.

O Microsoft Threat Intelligence Center (MSTIC) explica que, a partir dessa conta, o Nobelium disparou cerca de 3 mil e-mails para algo em torno de 150 organizações diferentes na última terça-feira (25).

Pelo menos um quarto dessas entidades está envolvida em projetos de desenvolvimento internacional, trabalho humanitário e direitos humanos.

Ataques por e-mail (phishing) são uma prática antiga e todo mundo sabe que precisa ter cuidado com isso. Mas a ação do Nobelium teve um diferencial: como os e-mails foram emitidos a partir da conta da USAID no Constant Contact, parecia que as mensagens eram legítimas.

E-mail malicioso enviado pelo Nobelium (imagem: divulgação/Microsoft)

E-mail malicioso enviado pelo Nobelium (imagem: divulgação/Microsoft)

Uma análise da Microsoft apontou que um link existente nos e-mails levava para um arquivo que, quando acionado, abria um relatório em PDF para distrair o usuário e, em segundo plano, executava um DLL que instalava o NativeZone, backdoor que dá abertura para várias ações, como roubo de dados e ataques a outros computadores na mesma rede.

Microsoft bloqueou ataques

O problema não ganhou uma dimensão trágica porque os ataques foram mitigados por ferramentas de segurança. A Microsoft explica, como exemplo, que o Windows Defender consegue barrar o NativeZone.

Mas não dá para considerar este um final feliz. Ao comentar a ação, o MSTIC fez algumas observações importantes. Uma delas: o Nobelium continua usando meios legítimos para atacar. Neste o grupo se infiltrou em um serviço de disparo de e-mails, mas, no ataque à SolarWinds, os invasores distribuíram um malware infectando uma atualização de um software da empresa.

Outra: a Microsoft afirma que as ações do Nobelium continuam centradas nos interesses do governo russo, o que explica o fato de organizações humanitárias e de direitos humanos estarem no alvo do grupo.

Por fim, a companhia alerta para a necessidade de regras claras serem estabelecidas para reger ações online ligadas a governos, incluindo aí a definição de consequências se essas normas forem violadas.

Microsoft revela novo golpe em massa dos hackers da SolarWinds em 24 países


tem como localizar um celular desligado


Fonte: https://tecnoblog.net/446475/microsoft-revela-novoa-ataque-hackers-nobelium-solarwinds-24-paises/
Microsoft revela novo golpe em massa dos hackers da SolarWinds em 24 países Microsoft revela novo golpe em massa dos hackers da SolarWinds em 24 países Reviewed by MeuSPY on maio 28, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.