Pix Cobrança, alternativa ao boleto bancário, começa a funcionar

O Pix Cobrança deveria ter começado a funcionar em janeiro de 2021, mas foi adiado para março e, na época, postergado para esta sexta-feira (14). Felizmente, não houve mais adiamentos: o Banco Central confirmou que a modalidade está disponível a partir de hoje.

  • Pix Saque e Pix Troco entram em consulta pública do Banco Central
  • 6 perguntas e respostas sobre o Pix para empresas [CNPJ]
Pagamento via Pix (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Pagamento via Pix (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que é Pix Cobrança?

A possibilidade de o Pix contar com uma opção de pagamentos futuros era vislumbrada desde que o sistema foi criado. O Pix Cobrança abre as portas para esse tipo de operação: o serviço funciona como uma espécie de boleto bancário, só que baseado em QR Code no lugar do tradicional código de barras.

Até agora, o Pix permitia apenas que QR Codes fossem gerados para pagamento imediato — para compras em uma farmácia, por exemplo. Com o Pix Cobrança, o pagamento pode ser realizado em uma data futura, ou seja, a operação passa a ter data de vencimento.

Como o Pix Cobrança funciona?

Empresas podem emitir o Pix Cobrança como fatura de contas ou para compras em estabelecimentos físicos. Neste último caso, a modalidade pode ser útil para uma loja que vende a prazo, por exemplo: em vez do cartão de crédito, o cliente pode receber uma fatura com Pix Cobrança para efetuar o pagamento até determinada data.

Além do valor a ser cobrado, o Pix Cobrança permite inserção de informações como juros, multa por atraso e descontos para pagamento antecipado.

Com isso, a modalidade passa, de fato, a ser uma alternativa ao boleto bancário, só que mais prática: o boleto pode levar até três dias úteis para ser compensado; no Pix, esse procedimento é praticamente instantâneo.

Note, porém, que esta é uma fase de transição. De hoje até 30 de junho de 2021, as instituições participantes do Pix são obrigadas apenas a possibilitar leitura de QR Code para pagamento na mesma data. As empresas que aderirem ao Pix Cobrança só serão condicionadas a oferecer pagamento com data futura a partir de 1º de julho.

O Banco Central concedeu esse período para que as instituições possam ter tempo para adequar os seus sistemas a todas as nuances do Pix Cobrança.

Tecnocast 192 – WhatsApp é melhor que Pix?

Quase um ano depois de sua suspensão, o WhatsApp pagamentos finalmente começou a funcionar no Brasil. O sistema está sendo liberado aos poucos, mas nós já estamos usando e dá pra dizer que é mais fácil de usar do que o Pix.

Quer saber tudo sobre a novidade? Dá play e vem com a gente.

Pix Cobrança, alternativa ao boleto bancário, começa a funcionar


rastreio de telefone


Fonte: https://tecnoblog.net/442077/pix-cobranca-alternativa-boleto-bancario-comeca-funcionar/
Pix Cobrança, alternativa ao boleto bancário, começa a funcionar Pix Cobrança, alternativa ao boleto bancário, começa a funcionar Reviewed by MeuSPY on maio 14, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.