Processo revela tensão da Apple para ter assinaturas da Netflix na App Store

A disputa judicial entre Epic Games e Apple tem revelado mais detalhes da relação de desenvolvedores com a App Store. O processo revelou que a decisão da Netflix de deixar o sistema de pagamentos da loja de aplicativos criou uma tensão entre executivos da Apple, que cogitaram oferecer mais vantagens ao serviço de streaming.

  • Microsoft queria app nativo do Xbox Cloud para iPhone, mas Apple não deixou
  • Como ver os aplicativos que já baixei na App Store
App Store no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

App Store no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Em e-mails de 2018 destacados pelo 9to5Mac, executivos da Apple discutem o que fazer para tentar convencer a Netflix de manter o suporte para assinaturas diretamente na App Store. Com o seu sistema In-App Purchase (IAP), a Apple tem direito a parte do valor pago pelos usuários. Se o pagamento é realizado em um site, a empresa perde um valor considerável.

A Netflix não tinha certeza de que deveria seguir com o IAP. Segundo os e-mails, a empresa identificou que a proporção dos cancelamentos na App Store era maior do que a registrada entre quem havia assinado em outros meios, como o site. A Apple, que não queria perder a sua comissão, planejou oferecer benefícios ao serviço de streaming.

O diretor de gestão de negócios da App Store, Carson Oliver, enviou um e-mail em fevereiro de 2018 para tratar do caso. Na mensagem, ele informa que a Netflix planejava remover o suporte ao IAP em alguns países durante dois meses, como parte de seus testes. A ideia, segundo o executivo, era entender como a loja da Apple contribuía com as assinaturas.

“A Netflix está preocupada em entender o valor incremental de oferecer assinatura via IAP no iOS”, afirmou Oliver no e-mail. “Expressamos nossa preocupação de que a execução desse teste criaria uma experiência ruim para os usuários do aplicativo nesses mercados e limitaria as oportunidades de marketing conjunto, incluindo os destaques na loja”.

Oliver também questionou se a Apple deveria adotar “medidas punitivas” contra a Netflix por conta do teste. Entre as ações consideradas, estava a remoção dos destaques ao serviço de streaming na App Store.

Apple planejou benefícios para a Netflix

Para convencer a Netflix a seguir com o suporte às assinaturas na App Store, os executivos planejaram oferecer vantagens ao serviço de streaming. Em uma apresentação de slides, a Apple indicou que a plataforma de filmes e séries era seu parceiro mais destacado na App Store e que os conteúdos aumentaram os downloads do app no iOS em até 7%.

Em outro trecho, o documento aponta que a Apple estava disposta a ter ações coordenadas para promover conteúdos da Netflix e a liberar mais dados sobre a performance do aplicativo de streaming entre usuários de iOS. Entre as propostas, também estavam um bundle com o Apple TV, publicidade para a Netflix em Apple Stores e até mesmo uma redução nas taxas.

Os e-mails não revelam se a apresentação foi enviada à Netflix, mas sabe-se que o serviço de streaming deixou oficialmente o sistema de pagamentos da App Store em dezembro de 2018. As mensagens também apontam a disposição da Apple de negociar políticas diferenciadas de acordo com o tamanho do parceiro.

Processo revela tensão da Apple para ter assinaturas da Netflix na App Store


rastrear pessoa pelo número


Fonte: https://tecnoblog.net/439708/processo-revela-tensao-da-apple-para-ter-assinaturas-da-netflix-na-app-store/
Processo revela tensão da Apple para ter assinaturas da Netflix na App Store Processo revela tensão da Apple para ter assinaturas da Netflix na App Store Reviewed by MeuSPY on maio 06, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.