SpaceX bate recorde ao reusar foguete pela 10ª vez para satélites Starlink

A SpaceX fez o lançamento de mais 60 satélites Starlink no último domingo (9). Seria apenas mais uma tarefa concluída com sucesso se não fosse por um detalhe: o Falcon 9 usado na missão realizou o seu décimo ciclo de voo e retorno à Terra. Trata-se de um recorde de reutilização do foguete.

  • Satélites Starlink poderão operar em órbitas ainda mais baixas
  • O que é Starlink?
Falcon 9 em lançamento de satélites Starlink (imagem: divulgação/SpaceX)

Falcon 9 em lançamento de satélites Starlink (imagem: divulgação/SpaceX)

Como líder da SpaceX, Elon Musk seguiu a tradição de destacar os feitos da companhia nas redes sociais. “Será a primeira vez que um foguete Falcon alcançará dois dígitos em [número de] voos”, disse o empresário antes do lançamento, via Twitter.

O Falcon 9 usado na missão tinha marcas pretas de fuligem em seu exterior oriundas dos voos anteriores. Apesar disso, a aeronave estava totalmente apta a realizar mais uma viagem.

Prova disso é que, na manhã de domingo, o foguete decolou do Cabo Canaveral, desacoplou os satélites (vídeo abaixo) e, nove minutos após a decolagem, iniciou o trajeto de retorno, vindo a pousar em uma base posicionada no mar.

Com essa missão, a SpaceX concluiu o seu 14º lançamento de satélites de 2021 e passa a contar com cerca de 1.500 unidades Starlink em órbita. Mas o objetivo é chegar a 12.000 satélites em operação para disponibilizar internet de alta velocidade no mundo todo.

Esse aspecto mostra a importância da estratégia de reutilização de foguetes. Lançamentos são caros, mas, com o reaproveitamento das unidades Falcon 9, a SpaceX consegue ter uma boa redução de custos.

Elon Musk acredita que um foguete Falcon 9 pode superar a marca de 100 voos desde que passe por manutenções adequadas e substituição de componentes.

Talvez essa seja uma previsão otimista demais. Se for, a marca de dez voos realizados por um único foguete não deixa de ser notável.

Foguetes Starship

O próximo lote de 60 satélites Starlink está previsto para ser lançado em 15 de maio. A missão também será realizada por um foguete Falcon 9, mas, em um futuro não muito distante, cerca de 400 satélites poderão ser lançados de uma só vez.

Isso porque a SpaceX tem trabalhado no Starship, foguete que promete muito mais capacidade de carga do que o Falcon 9. Quando? Talvez nem a companhia saiba. O que importa é que testes já estão sendo feitos.

No mais recente, realizado na última quinta-feira (5), o protótipo Starship SN15 conseguiu decolar e pousar com sucesso pela primeira vez.

Com informações: Mashable, TechCrunch.

SpaceX bate recorde ao reusar foguete pela 10ª vez para satélites Starlink


como localizar celular android


Fonte: https://tecnoblog.net/440412/spacex-foguete-falcon-9-decimo-voo-lancamento-satelites-starlink/
SpaceX bate recorde ao reusar foguete pela 10ª vez para satélites Starlink SpaceX bate recorde ao reusar foguete pela 10ª vez para satélites Starlink Reviewed by MeuSPY on maio 10, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Antes de deixar um comentário, acesse o site meuspy.com e veja como é fácil espionar celulares.

Tecnologia do Blogger.